JC
É só fechar o tempo que a vida do piloto de avião se complica, ainda mais em Cascavel. Só em dois dias, cinco voos foram cancelados pelas companhias aéreas porque o aeroporto regional não oferecia as mínimas condições.
Alguns deles foram deslocados para Foz do Iguaçu, onde o aeroporto internacional das Cataratas oferece condições seguras, principalmente pela posição geográfica da cidade. O aeroporto CAMS é 514 metros mais alto que o da fronteira e o município de Cascavel está localizado a 700 metros acima do nível do mar. Mais alto, com mais vento e nevoeiro, que na linguagem popular significa neblina.
Mas para seguir voando alto, o município estuda a implantação do sistema RNP (Required Navigation Performance), que traduzido para português significa Navegação de Desempenho Obrigatório. Não se trata da instalação de um equipamento com o que existe em Foz, mas uma opção moderna e mais barata.
O ILS é caro, sem contar a necessidade de ampliar a pista, o que demandaria milhões de reais. O sistema RNP terá uma taxa cobrada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
Confira os detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Leandro Souza | JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642