Fotógrafo de Cascavel captura imagem da “Lua do Veado” iluminada após céu se abrir
Foto: Celso Dias
O fotógrafo Celso Dias capturou a imagem da lua iluminada às 20h53 desta quinta-feira (10), em Cascavel, no oeste do Paraná. O registro mostra o satélite natural da Terra em destaque no céu durante o pico de luminosidade da chamada "Lua do Veado", fenômeno típico do mês de julho.
A imagem só foi possível porque, após um início de noite com o céu encoberto, as nuvens se dissiparam, permitindo a visualização do fenômeno. Em outras áreas do estado, como os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, a presença de nuvens dificultou ainda mais os registros.
A "Lua do Veado" recebe esse nome de tradições indígenas norte-americanas por marcar o período em que os veados começam a desenvolver os chifres. De acordo com o professor Amauri José da Luz Pereira, do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, o fenômeno coincidiu com uma superlua e apresentou 98% da face voltada à Terra iluminada.
O professor recomenda que a observação seja feita de locais altos e afastados da iluminação urbana. Ele explica que o nascimento da lua, por volta das 17h50, costuma apresentar tons avermelhados devido à filtragem da luz refletida pela atmosfera.
(Fotógrafo de Cascavel captura imagem da "Lua do Veado" iluminada após céu se abrir — Foto: Celso Dias.)
Logo abaixo, veja imagens feitas por internautas do Catve.com:
(Fotografia registrada na BR-277, em Céu Azul (PR) — Créditos: Silvana Macedo.)
Redação Catve.com e AEN
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642