Foto: Paulo Henrique Vieira/SESP
O fortalecimento da cooperação entre as forças de segurança de cinco estados brasileiros foi o foco principal do Encontro Estratégico da Segurança Pública (SulMaSSP), realizado na quarta e quinta-feira (14 e 15) em Porto Alegre. O evento reuniu representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo para debater ações integradas no combate ao crime, planejamento de operações e melhorias no atendimento à população.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância do diálogo contínuo entre os estados. "A partir do momento que começamos a conversar semanalmente e compartilhar situações que são comuns a todas as forças de segurança, melhoramos significativamente os dados da segurança pública", afirmou.
O SulMaSSP foi criado em março de 2023 com o objetivo de promover a união entre os estados e reforçar a atuação em áreas estratégicas, principalmente nas regiões de fronteira. Esta foi a quarta edição do encontro, que já passou pelo Paraná, São Paulo e Campo Grande (MS).
Durante o evento, os secretários participaram de uma reunião sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que propõe a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) previsto na Constituição Federal. A proposta também inclui a atualização dos serviços prestados pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Simultaneamente, comandantes-gerais das polícias militares, delegados-gerais das polícias civis e dirigentes das polícias científicas discutiram ações integradas e participaram de palestras técnicas, como "A importância da perícia na morte suspeita", ministrada pelos peritos Renato Moreira Rosa e Ângela Malysz Sgaravatti.
O secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, agradeceu o apoio recebido durante as enchentes que atingiram o estado. "Chegamos a ter mil integrantes de forças de segurança enviados por outros estados, além de viaturas, embarcações e helicópteros logo nos primeiros dias, o que nos permitiu salvar muitas vidas", declarou.
Representando o Paraná, também participaram do encontro o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Paulo Roberto Lima; o coordenador de Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública, coronel Dalton Gean Perovano; o chefe de gabinete da Polícia Científica, Leandro Cerqueira Lima; e o diretor de Segurança Penitenciária da Polícia Penal, Marcos Antônio de Paula.
Antonio Mendonça/ Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642