Cotidiano

Roteiro "Caminhos de Maria" vai fortalecer turismo religioso no Sudoeste do Paraná

O trajeto passará por igrejas, grutas e monumentos religiosos


Imagem de Capa

Foto: Assessoria PMFB

A região Sudoeste do Paraná está prestes a ganhar um novo atrativo no segmento de turismo religioso. Trata-se do roteiro "Caminhos de Maria", que vai interligar pontos turísticos de fé nos municípios de Francisco Beltrão, Bom Sucesso do Sul, Renascença e Itapejara d’Oeste, com o objetivo de fomentar o turismo regional e atrair visitantes e peregrinos.

Na quinta-feira (15), representantes das secretarias de turismo dos municípios envolvidos, da Instância de Governança Regional (IGR), do IDR Paraná e da ACEFB realizaram um mapeamento e validação dos trechos que integrarão o percurso. O trajeto passará por igrejas, grutas e monumentos religiosos que carregam forte valor simbólico e espiritual para as comunidades locais.

Trechos visitados

Entre os locais percorridos estão a Concatedral Nossa Senhora da Glória, o Cristo Redentor e a Igreja São Francisco de Assis da Seção Jacaré, em Francisco Beltrão; a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, em Bom Sucesso do Sul; o Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Renascença; e a praça com a Estátua da Imaculada Conceição, na comunidade de Barra Grande, em Itapejara d’Oeste.

O objetivo da visita técnica foi avaliar o trajeto completo, identificar obstáculos, definir estratégias de segurança, paisagismo, organização e sinalização turística necessárias para garantir que o roteiro ofereça uma experiência segura, acessível e enriquecedora aos visitantes.

Desenvolvimento regional

O secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Francisco Beltrão, Lucas Gomes de Oliveira, destacou o potencial do novo roteiro.

"Nosso potencial é muito grande e estamos estruturando uma proposta que desenvolva o turismo religioso de forma a tornar o ‘Caminhos de Maria’ um atrativo a mais para a região", afirmou.

Com a implantação do trajeto, a expectativa é de que a iniciativa movimente o setor turístico, gere renda e fortaleça o sentimento de pertencimento e valorização da cultura e religiosidade local.

O projeto segue em fase de planejamento e deve receber novos investimentos em infraestrutura nos próximos meses para viabilizar a abertura oficial do roteiro ao público.

Antonio Mendonça/ Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano