Catve
Depois de uma espera de 10 anos, Marciane Santos Lira finalmente recebeu as chaves da casa própria. Ela tem uma das 94 famílias contempladas com as moradias da segunda fase do Loteamento Egon Pudell, no Jardim Panorama, em Toledo (PR).
A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades locais, representantes da Caixa Econômica Federal e da Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar). "Estamos no sexto lugar em desenvolvimento do país, cidade que cresceu no últimos anos e precisamos planejar para entender esse desenvolvimento", afirma o prefeito Mario Costenaro.
Para chegar até esse momento, as famílias passam por um processo de seleção junto à Secretaria de Assistência Social do Município. Depois, os dados são encaminhados para análise da Caixa Econômica Federal.
O secretário de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Peixoto Drabik, essa etapa é a concretização da segunda fase do Loteamento Egon Pudell.
"Ter uma casa própria representa segurança e estabilidade, autonomia, economia a longo prazo e inclusão social, representando um passo importante para o bem-estar das famílias e para o fortalecimento do desenvolvimento local", enumera.
Outros projetos - As políticas públicas da Prefeitura de Toledo voltadas à habitação popular vão além do Loteamento Egon Pudell. Atualmente, três projetos em parceria com a Cohapar estão em andamento, somando 100 unidades habitacionais. Destas, 30 já estão sendo construídas em Novo Sarandi, 30 que começarão a ser edificadas em breve em Vila Nova e mais 40 casas que estão sendo construídas no Jardim Coopagro por meio do "Viver Mais Paraná", programa que tem o objetivo de proporcionar a idosos em situação de vulnerabilidade uma moradia digna e saudável.
Nesta semana têm início a edificação de 22 casas populares em Dez de Maio e 22 em Dois Irmãos, projetos viabilizados pelo programa Pró Moradia, da Caixa Econômica Federal. Esta é a mesma fonte de financiamento responsável pela construção de 218 unidades, que já começaram a ser construídas por intermédio do programa Lote Social, no bairro Cristo Rei. "Esses projetos habitacionais são fundamentais para promover a inclusão social e o desenvolvimento equilibrado do município. Oferecer moradia de qualidade para todos contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias e para o fortalecimento das comunidades locais", analisa Drabik.
Reportagem Carolina Barufatti | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642