Cotidiano

IAT promove mutirão voluntário de limpeza do Parque Estadual Pico Paraná

Atividade busca recolher o lixo deixado nos cumes e nas trilhas da Unidade de Conservação (UC)


Imagem de Capa

Foto: Marina Rampim/IAT

O Instituto Água e Terra (IAT) promove neste domingo (18) um mutirão de limpeza no Parque Estadual Pico Paraná, localizado nos municípios de Campina Grande do Sul e Antonina, para recolher o lixo deixado nos cumes e nas trilhas da Unidade de Conservação (UC). A partir das 7h20, técnicos do Instituto e voluntários vão se reunir em frente à base do IAT do parque, e depois se dividirão em grupos para limpar a maior quantidade possível de pontos do complexo ambiental.

Para os voluntários, é recomendado levar repelente, protetor solar, roupas confortáveis e sapatos fechados. Também é indicado levar água suficiente e alimentos leves, sempre tomando cuidado para não deixar nenhum resíduo no parque. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia para participar.

A ação será repetida no dia 1º de junho, durante a semana do meio ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho. Mesmo fora dos mutirões, os visitantes também podem colaborar com o recolhimento do lixo durante visitas normais à UC e com a conscientização de outros frequentadores sobre a importância da limpeza, colaborando assim para a preservação do espaço.

PICO PARANÁ - O Parque Estadual Pico Paraná é um complexo ambiental que abriga o maior pico da região Sul do País, com 1.877,39 metros de altitude, e faz a fama de aventureiros e montanhistas. A UC possui cinco picos e um morro que, para serem alcançados, precisam de uma caminhada que varia entre 3,5 km a 10 km.

O parque abriga uma grande diversidade de fauna e flora nativas. A floresta é formada por arbustos, xaxins, trepadeiras, bromélias, orquídeas e samambaias, que convivem com árvores de mais de 30 metros de altura como o cedro, a canjarana, a figueira-branca, a caneta-preta e o sassafrás. Também é possível encontrar mais de 71 espécies de animais, como bugios, serelepes, pacas, ouriços, quatis, cutias e jaguatiricas, além da onça-pintada e da suçuarana, ameaçadas de extinção.

COMO CHEGAR - Para chegar, basta acessar a BR-116 e, passando pelo Posto do Tio Doca, entrar à direita na Ponte do Rio Tucum, seguindo por seis quilômetros, passando pela Fazenda Pico Paraná e Fazenda Rio das Pedras, até a base do IAT no final da estrada. O parque funciona todos os dias, com portaria 24 horas.

AEN/PR

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano