Foto: EPC
Oito meses atrás, Juarez deu o primeiro passo para mudar sua história. Ele saiu de Céu Azul (PR), encaminhado pela unidade de saúde, e chegou à clínica de especialidades odontológicas da Unioeste, em Cascavel, para investigar uma lesão na boca.
A detecção precoce e o início do tratamento foram decisivos para reduzir as chances de a lesão evoluir para um câncer.
Assim como Juarez, pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde da região podem ser encaminhados à clínica em casos de suspeita. O serviço é referência para 24 municípios e atua com foco no diagnóstico e tratamento do câncer de boca.
Além dos encaminhamentos via SUS, qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos — como feridas que não cicatrizam, dor persistente, manchas ou sangramentos — pode procurar diretamente a clínica de odontologia da Unioeste. Os atendimentos são feitos por residentes do curso, sempre com supervisão de professores.
Em 2024, mais de 900 pessoas foram diagnosticadas com câncer de boca no Paraná. A doença é o sexto tipo mais comum entre homens e o 16º entre mulheres.
Confira a matéria completa no vídeo acima.
Reportagem de Isabela de Oliveira | EPC (Esporte Política e Cidadania)
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642