Portal Saúde 24h

HU de Cascavel dá início ao programa de cirurgias bariátricas para obesos

Cinquenta pacientes do Oeste do Paraná fazem parte do primeiro grupo do ano


Imagem de Capa

JC

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) deu mais um passo esta semana com a formação de um novo grupo de 50 pacientes que serão preparados para a cirurgia bariátrica.

A espera de anos por uma solução definitiva para a obesidade começa nesta segunda-feira (28) para Luciana Duarte. Com 136 kg e mais de 25 anos de dificuldades causadas pelo excesso de peso, ela dá o primeiro passo em direção à mudança.

"Eu tive depressão pós-parto, fiz tratamento, tomei remédio, mas desisti, falhei". Luciana, dona de casa de Guaíra (PR), é uma das 50 pessoas que iniciam uma nova etapa no combate à obesidade. São homens e mulheres, de diferentes idades, que vêm das regionais de saúde de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, todos são encaminhados pelas unidades de saúde, a porta de entrada de atendimento. "Esses pacientes são preparados, reduzem 5% e depois são encaminhados", explica o coordenador do programa de atenção à obesidade do hospital o médico, Allan Cézar Faria de Araújo.

O programa de combate à obesidade começou há 13 anos, e, nesse período, 600 pessoas foram operadas. Neste ano, o Hospital Universitário fez 15 cirurgias. Em todo o Paraná, 420 pessoas aguardam para a realização de gastroplastia.

ACESSO

Para ter acesso ao programa que oferece cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente deve primeiro procurar atendimento com um clínico geral em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade Saúde da Família (USF) e falar do interesse em fazer a cirurgia.

Reportagem de Isabela de Oliveira | JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde