Cotidiano

58% dos brasileiros perceberam aumento na criminalidade, diz Datafolha

Levantamento ouviu 3.054 eleitores em 172 cidades brasileiras entre os dias 1º e 3 de abril


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/ Unsplash

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (12), mostra que 58% dos brasileiros perceberam aumento da criminalidade em sua cidade nos últimos 12 meses.

Essa percepção é predominante entre homens, mulheres, jovens e idosos. Enquanto 58% relatam aumento da criminalidade, 25% acreditam que a situação se manteve igual. Apenas 15% dos entrevistados disseram perceber uma diminuição dos crimes.

O estudo também revela que a percepção de piora na segurança é maior entre mulheres que vivem em regiões metropolitanas e na região Sudeste. Por outro lado, é menor entre moradores das regiões Norte e Centro-Oeste.

Cerca de metade dos entrevistados (51%) que vivem em cidades do interior também afirmaram que a criminalidade se agravou. Entre os homens, 52% percebem aumento nos índices, enquanto 19% notam diminuição.

A percepção também varia de acordo com a faixa de renda, com os piores resultados observados entre os extremos mais pobres e mais ricos. Na faixa de renda entre cinco e dez salários mínimos, metade (50%) vê piora na criminalidade, 31% dizem que a situação permanece igual e 16% afirmam ter notado melhora.

A pesquisa também apontou que 1 em cada 10 brasileiros teve o celular roubado nos últimos 12 meses.

Cultura

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano