Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal
Pela primeira vez na história da Pesca do Lago, um tambacu — híbrido de tambaqui com pacu — foi fisgado por um participante. A espécie deu as caras no evento já com um recorde: o peixe de 10,2 kg e 72 centímetros foi o maior de todos capturados.
O autor da façanha é Paulo Mariano Silva. Para ele, as memórias da tarde de 6 de abril de 2025 ficarão guardadas de uma forma especial. "Foi o melhor domingo da minha vida", disse ao repórter Mateus Rotava, do Viva Bem.
Premiado com uma cadeira, entre risos, Paulo brinca já estar pronto para a próxima edição. "Agora, com essa ferramenta [a cadeira], eu quero pegar uma maior no ano que vem. Tem até um local para colocar a latinha", afirmou, referindo-se ao presente.
Pescador desde a infância, ele confessa que nunca havia chegado nem perto de uma pesca tão vantajosa. "O maior que eu já tinha pegado era de 4,5 kg".
"Desse porte eu nunca tinha pegado — tão grande. Eu tive que amarrar ele em uma corda. Até hoje, eu tinha amarrado vaca e porco em cordas, mas peixe? O peixe era monstro", complementa.
‘O monstro’ ao qual ele se refere pode pesar ainda mais do que 10,2 kg. Pode porque, durante a pesagem, outras duas balanças apresentaram discrepâncias de valores.
Uma indicou 12 kg; outra, 16 kg. Isso se deve, de acordo com a organização, ao fato de o peixe ser muito grande e, ainda, pela incidência de ventos no momento da pesagem.
Na edição de 2026, está previsto o uso de balanças mais precisas, minimizando a diferença de índices entre os equipamentos. Assim como o peso, o quesito comprimento também foi avaliado.
Foram premiados, ao todo, dez participantes. Eles pescaram os maiores peixes de dez espécies distintas.
A Pesca no Lago une o caráter esportivo à causa beneficente. Segundo a coordenadora do Provopar, Neia Alberton, foram arrecadadas 5,5 toneladas de alimentos.
Os itens, agrupados em cestas básicas, serão entregues a mais de 400 famílias em situação de vulnerabilidade social.
Por Samuel Rocha | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642