Cotidiano

Cascavel do futuro: cidade avança na construção civil

O município comemora 73 anos, cresce, se desenvolve, se transforma, e constrói no agora


Imagem de Capa

Imagem: Catve.com

O Grupo CATVE de Comunicação exibe uma série de reportagens produzidas especialmente sobre o aniversário de Cascavel, 73 anos. 

Durante semanas nos debruçamos em reportagem preparadas para contar não apenas um pouco sobre a história, sobre o passado, mas também com um olhar para o futuro do que essa cidade tão prospera reserva para os moradores que escolheram essa cidade para viver.

As reportagens tem coordenação da jornalista Eliane Mendonça e imagens do cinegrafista Marlon Scheldon, terceira reportagem de Debora Evangelista. 

TERCEIRA REPORTAGEM

A paisagem da cidade mudou. O que antes eram terrenos vazios e áreas de plantio, hoje dão lugar a novos bairros, com moradias, comércios e obras, muitas obras em andamento.

Para todas as direções que olhamos, conseguimos enxergar algo em construção, seja uma casa, salas comerciais ou edifícios. A expansão urbana acontece em ritmo acelerado e ocupa espaços que um dia foram apenas zonas rurais. Agora tem soja plantada ao lado de condomínios e os cascavelenses tem que adaptar, já que as zonas urbanas estão se expandindo cada vez mais. É a Cascavel rumo ao primeiro século.

Com mais bairros planejados e investimentos em infraestrutura, a cidade também ganha em qualidade de vida. Condomínios fechados, edifícios modernos, super altos e novos loteamentos.

Em diferentes regiões da cidade, o mercado imobiliário não para de crescer, tem lançamento o tempo todo, voltado tanto para classe média quanto para alto padrão. O valor dos terrenos praticamente dobrou em algumas regiões nos últimos cinco anos. Esse movimento de valorização atrai não apenas investidores, mas também famílias em busca de mais qualidade de vida.

Cada parede que o Sebastião ergue também contribui para construir a nossa cidade, vindo de Catanduvas, onde trabalhava na lavoura. Ele encontrou na construção civil, em Cascavel, uma nova e promissora oportunidade.

Falando em crescimento, a construção civil segue aquecida. Segundo o sindicato do setor, o número de obras e empregos gerados impulsionam o crescimento econômico local. Só em cascavel, são pelo menos 12.500 postos de trabalho, entre a formalidade e a informalidade.

A cidade não cresce só na horizontal, também cresce para cima. Com a expansão urbana, vieram prédios altíssimos. Há alguns anos, em Cascavel, só eram permitidos edifícios de até 17 pavimentos, hoje, já temos na cidade, prédios com o dobro disso.

Um edifício no Centro, próximo à praça Getúlio Vargas, tem 40 pavimentos e 105 metros de altura e mesmo com todo esse porte, se engana quem pensa que ele é o mais alto da cidade.

A cidade que cresce, que se desenvolve, que se transforma, e que constrói no agora. É a Cascavel que queremos ter do futuro.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano