Foto: CATVE
O Paraná enfrenta uma quarta-feira (23) marcada por tempo instável, devido à atuação de uma massa de ar quente e úmido combinada com a circulação dos ventos em níveis elevados da atmosfera. Essas condições favorecem a formação de áreas de chuva e aumentam a instabilidade em diversas regiões do estado. Pancadas de chuva acompanhadas de raios são esperadas em vários momentos do dia, com precipitações desorganizadas, mas que podem evoluir para tempestades em pontos isolados.
Formação de ciclone extratropical e avanço da frente fria
Nos próximos dias, o clima no Sul do Brasil será afetado pela formação de um ciclone extratropical. O sistema de baixa pressão, que se desprende no noroeste da Argentina, vai se intensificar na noite desta quarta (23) e madrugada de quinta-feira (24), ingressando pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul e avançando rumo ao Oceano Atlântico Sul.
Com o avanço do sistema, uma frente fria se deslocará pelo Paraná, causando chuvas e instabilidades principalmente nas regiões oeste e sul. Nas demais áreas do estado, as precipitações ocorrerão ao longo do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para a possibilidade de tempestades e rajadas de vento, especialmente na quinta-feira.
Ventos intensos e chuvas volumosas
O ciclone, que também afetará o Uruguai e o norte da Argentina, trará rajadas de vento que podem variar entre 50 e 70 km/h, com picos que ultrapassam 100 km/h em algumas áreas. No oeste do Paraná e no centro-oeste do Planalto Sul de Santa Catarina, há previsão de chuvas intensas, acompanhadas por vendavais.
Apesar da predominância de instabilidade, o sol pode aparecer em breves períodos entre as pancadas de chuva. Contudo, após os momentos de trégua, o céu volta a ficar encoberto, com ventos moderados a fortes.
Melhora no tempo na sexta-feira
A previsão é de que, na sexta-feira (25), o ciclone se desloque para alto-mar, trazendo condições mais estáveis e com predomínio de sol na maior parte da região Sul. No entanto, o norte do Paraná ainda deve registrar algumas áreas de instabilidade.
O INMET reforça a importância de acompanhar atualizações sobre o clima e os avisos meteorológicos em seus canais oficiais, especialmente devido ao risco de tempestades e ventos fortes nos próximos dias.
Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642