Cotidiano

Ipem de Cascavel passa por reformas

Local foi fechado há dois meses e não há previsão de reabertura


Imagem de Capa

O portão da unidade do Instituto de Pesos e Medidas, o Ipem, em Cascavel, permanece fechado desde o dia 22 de julho. Na área onde os caminhões estacionam para as inspeções, cones foram colocados para bloquear o acesso.

A novidade é que a plataforma, que deveria receber veículos para verificar o volume de produtos inflamáveis, como combustíveis, passa por reformas.

O piso da unidade, por exemplo, apresentava desníveis, dificultando a precisão das medições. Além disso, vazamentos foram detectados nas tubulações, e os equipamentos usados para aferir os volumes estavam desgastados.

Dos dois medidores volumétricos apenas um estava funcionando, o piso de concreto estava desgastado, a plataforma de medições e de acesso aos tanques também estavam deteriorados, as tubulações e conexões tinham vazamento, o sistema elétrico e o sistema de segurança com avarias e desatualizados, os reservatórios de água precisando de limpeza e as medições de calibração.

Em nota, o Ipem informou que "foram realizadas as readequações nas linhas de vida, para segurança dos nossos técnicos, o piso também está passando por uma revitalização para garantir o nivelamento e a justeza nas medições. A medida materializada utilizada como referência para os medidores foi ajustada e estamos trabalhando para concluir os demais reparos".

Outro ponto destacado pelo instituto é a falta de recursos que dificulta as obras. "O reflexo dos contingenciamentos orçamentários impostos ao Inmetro desde o ano de 2018 reduziram os repasses para o Ipem, o que impactou diretamente a execução das nossas atividades. Ainda não temos uma data prevista para retomada das verificações no posto de Cascavel, porém, estamos buscando meios para conclusão das reformas e retomada dos serviços."

Com a suspensão do serviço, os motoristas de caminhões tanque de toda a região precisam viajar até Araucária, na grande Curitiba, para realizar a inspeção. Uma viagem de quase 500 km, que gera um aumento significativo nos custos operacionais das transportadoras.

O encerramento das atividades no posto de Cascavel preocupa o setor de transporte, pelo aumento do custo logístico.

As reformas seguem em andamento, mas a situação financeira do Ipem e a falta de verba atrasam a conclusão dos trabalhos, deixando os transportadores sem uma data certa para o retorno das atividades em Cascavel.

Além de Cascavel, o posto do Ipem em Maringá também teve as atividades suspensas.

Confira os detalhes no vídeo:

EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano