Cotidiano

Prefeitura de Porto Alegre sugere que moradores evacuem Centro Histórico

Sebastião Melo, prefeito da cidade, participou de entrevista coletiva nesta sexta-feira (3)


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, falou sobre a situação da cidade na manhã desta sexta-feira (2). O Rio Guaíba, que banha a cidade, atingiu 4,5 metros de profundidade e pode chegar aos cinco metros nesta sexta.

Melo disse que o comércio do Centro e do Quarto Distrito foram fechados na manhã desta sexta-feira (3). Inclusive, o prefeito recomendou a evacuação do Quarto Distrito e do Centro Histórico. Os moradores destes locais podem, se for possível deixar as residências, procurar abrigo temporário disponibilizados pela Prefeitura de Porto Alegre.

O prefeito ainda disse que mudanças no trânsito foram decretadas nestas duas localidades. Ele disse que as duas principais pontes já estão fechadas e que novas mudanças podem surgir.

O chefe do Executivo da capital gaúcha disse que três abrigos foram instalados e que a cidade deve instalar novos abrigos juntamente com o Governo do Estado. Cerca de 450 pessoas estão desabrigadas na cidade. O prefeito pediu que as pessoas que desejam ajudar com doações não as levem diretamente para os abrigos, mas sim na sede da Defesa Civil, que fica na Rua La Plata, 693.

Situação do Rio Guaíba 

De acordo com o prefeito, o Rio Guaíba pode superar os cinco metros de altura ainda nesta sexta-feira (3). Sebastião Melo disse que o muro existente para a contenção das cheias do rio possui seis metros, sendo que o rio transbordará apenas se ultrapassar esta altura.

No local conhecido como "região das ilhas", os muros são menores, cerca de 2,5 metros, e por isso o rio transbordou e inundou a região.


Refluxo das águas do Guaíba pela rede de esgotos começa a alagar as partes baixas do Centro Histórico de Porto Alegre. 📷 Fernando Oliveira/ Metsul



Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano