Cotidiano

Doadores de órgãos podem formalizar vontade em qualquer cartório de notas

Autorização eletrônica é gratuita


Imagem de Capa

Foto: Catve

A partir de agora, quem deseja ser um doador de órgãos poderá formalizar a vontade por meio de um documento oficial, uma autorização eletrônica, feito em qualquer cartório de notas do Paraná.

A emissão do documento digital pode ser feita de forma gratuita pelo do site ou aplicativo do Conselho Nacional de Justiça. Podem ser doados coração, córneas, fígado, intestino, medula, músculo esquelético, pâncreas, pele, pulmão e rins.

O registro já está disponível em todos os cartórios de notas do país. Em um dos cartórios de Cascavel, nenhum registro foi feito ainda, mas ele já está apto a fazer.

Antigamente, se alguém quisesse deixar por escrito a vontade de doar órgãos fazia um registro, mas era diferente.

O que muda que partir de agora é que a manifestação da vontade ficará registrada em uma base de dados acessível aos profissionais da saúde, e eles poderão apresentar esse desejo à família. Para quem perde um familiar, a ferramenta pode ser um facilitador, na autorização da captação de órgãos.

Atualmente, mais de 42 mil brasileiros esperam na fila de transplantes, sendo que 500 deles são crianças.

Confira a reportagem completa no vídeo:


JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano