Cotidiano

Pais denunciam falta de merendeiras em CMEIs de Cascavel

Unidades relatam equipes reduzidas; Secretaria de Educação promete contratação de 200 profissionais


Imagem de Capa

Recebemos no EPC uma reclamação sobre a falta de merendeiras em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Cascavel. A preocupação dos pais é tanto para o fim deste ano letivo quanto para 2026.

No CMEI Professora Stanislava Batinik, no Parque São Paulo, são 213 crianças de até 6 anos. Segundo Ricardo Tori, pai de duas alunas, apenas uma profissional está responsável pela preparação da merenda, quando o ideal seria contar com cinco. Até recentemente, havia duas cozinheiras, mas uma delas se aposentou, o que agravou a situação.

"A Dona Neusa se aposentou há cerca de 40 dias. Hoje temos apenas uma cozinheira para fazer o impossível: atender 213 crianças. O que sabemos é que o lanche da manhã não está sendo servido porque não há quem faça o corte das frutas. Há 20, 30 dias também terminou o contrato dos pães. O que acontecia? Mandavam os ingredientes para serem preparados no CMEI, e professores e até a diretora deixavam suas funções para amassar pão para as crianças, por falta de cozinheiras", relata Ricardo.

Ele procurou o EPC para pedir providências e afirma que pais de alunos de outros CMEIs relatam problemas semelhantes.

"Disseram que isso depende da licitação, já que os profissionais de cozinha são terceirizados. Desde 2013 não há concurso. Temos relatos de CMEIs menores com mais profissionais do que o nosso. Seria importante readequar a distribuição de equipes neste fim de ano para manter a qualidade da alimentação das crianças", destaca.

A Secretaria Municipal de Educação reconhece a defasagem no quadro de merendeiras e afirma que será necessário contratar 200 profissionais para suprir a demanda.

"Existe uma falta crônica de merendeiras. O cargo de zeladora foi extinto e já terceirizamos a limpeza dos CMEIs e escolas. A licitação para a terceirização das cozinhas dos CMEIs está marcada para 16 de dezembro. Após o processo, esperamos iniciar em 2026 a primeira etapa da terceirização, o que deve resolver o problema. Precisamos adequar isso, e a terceirização é o caminho que nos resta", explica a secretária de Educação, Márcia Baldini.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano