Após muita discussão sobre a retirada do jacaré do Lago Aratimbó, a Prefeitura de Umuarama conseguiu um parecer favorável do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para a remoção do animal.
Até então, a administração municipal não detinha autonomia para realizar o procedimento, uma vez que trata-se de um animal selvagem com a necessidade de uma logística diferenciada para o processo e de uma autorização oficial dos órgãos responsáveis pela fauna e flora.
A Prefeitura convocou várias reuniões com representantes destes setores pra definir o destino do jacaré. No entanto, a discussão sempre esbarrava no impasse sobre de quem seria a responsabilidade da remoção.
Em virtude disso, a Prefeitura assumiu o compromisso e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cláudio Marconi, foi até o IAP para conseguir a liberação formal da retirada.
A administração municipal, preocupada com o procedimento, buscou auxílio de profissionais e técnicos da área para orientá-la em como realizar a remoção.
A equipe de apoio está estudando a forma de como será feita a retirada e definindo com cautela qual será o destino do animal. Segundo Marconi, o procedimento deve acontecer até final da semana que vem.
Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Umuarama
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642