Catve
Representantes das principais economias da américa do sul reunidos em um único lugar, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná. Um encontro de desencontros.
Apesar de próximos, a segunda Ponte Internacional da Integração, que liga o Brasil e o Paraguai, foi inaugurada em dias diferentes pelos presentes de seus respectivos países. Assunto comentado durante o encontro do Mercosul.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, disse estar com sabor amargo de não ter participado da inauguração da ponte. Peña seguiu com o discurso sugerindo trocar contato telefônico com o Lula para inaugurar uma outra ponte em Mato Grosso do Sul.
O Mercosul reúne os presidentes do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Cada nação fez um pronunciamento com foco na geração de oportunidades comerciais e de investimentos mediante a integração competitiva das economias nacionais e o mercado internacional.
O Governo do Brasil colocou em pauta cinco assuntos durante o encontro do Mercosul. Dois deles impactam diretamente a rotina de quem vive na região das Tríplice Fronteira - Brasil, Paraguai e Argentina. Um assunto é sobre os direitos das pessoas que vivem nos países do Mercosul. O outro é o combate ao crime organizado.
O presidente da Argentina, em seu discurso no bloco, também afirmou ter conhecimento do crime organizado entre os três países e informou que a existência da comissão Mercosul atua contra a criminalidade internacional, que hoje é uma realidade.
O 67º encontro da cúpula Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, teve um marco importante. O nosso vizinho Paraguai passa a ser a liderança do bloco econômico mais importante da América do Sul e o mais relevante do mundo. Presidência da cúpula para Santiago Peña nos próximos seis meses. Uma troca de presidência com frustração. A expectativa era que o Mercosul, em Foz do Iguaçu, assinasse um acordo de livre comércio com a União Europeia, o que não ocorreu. A previsão da assinatura ficou prevista para janeiro. O discurso é fortalecer o Mercosul.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642