No final da tarde de ontem o comitê de política monetária anunciou a manutenção da taxa Selic - a taxa básica de juros da nossa economia - em 15% ao ano.
Isso significa que, até a próxima reunião do COPOM, daqui a 45 dias, a taxa que irá balizar a remuneração dos investidores no mercado de renda fixa e a precificação dos empréstimos e financiamentos será de 1,17% ao mês.
A decisão já era esperada pelo mercado, que projeta que o início do ciclo de corte da Selic se inicie no primeiro trimestre de 2026. A expectativa é de que ao final do ano que vem, a taxa básica de juros seja de 12,25% ao ano. Ou sejam, uma queda de apenas 2,75% durante todo o ano de 2026.
O banco central continua monitorando os dados de inflação e a conjuntura econômica internacional, e dados favoráveis podem fazer com que o Comitê anuncie uma redução na taxa já na próxima reunião.
Na semana que vem, teremos dados de atividade econômica e do mercado de trabalho no Brasil, além da prévia da inflação de dezembro.
Nos Estados Unidos também teremos dados relacionados ao mercado de trabalho e a atividade econômica do país.
O mercado também analisa a publicação do comunicado oficial do comitê de política monetária americano para projetar a trajetória dos juros americanos em 2026.
Esses são dados importantes, que poderão direcionar os mercados nos próximos dias.
Até lá.
texto de Ayslan Guetner
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642