Imagem: Roberto Dziura Jr/AEN
Após o anúncio da redução da alíquota do IPVA, 86% dos municípios do Paraná registraram emplacamento de novos veículos nos dez dias seguintes o anúncio de redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 20 de agosto e sancionada como lei nesta terça-feira (23), após aprovação da Assembleia Legislativa.
Dos 399 municípios, 345 tiveram registros de automóveis entre 20 e 29 de agosto, conta 330 cidades no período anterior, de 10 a 19 de agosto. Cidades pequenas registraram aumentos expressivos. Indianópolis, no Noroeste, emplacou 24 veículos, sendo 20 apenas em um dia, em uma população estimada de 4.544 habitantes pelo IBGE. Barbosa Ferraz, no Centro-Oeste, registrou seis novos veículos, Santa Amélia, cinco.
Outras cidades menores, como Boa Vista da Aparecida, Califórnia, Ibaiti e Iretama, registraram quatro emplacamentos cada. Luiziana, Nova Esperança do Sudoeste, São José da Boa Vista e São Tomé tiveram três veículos novos, enquanto 21 municípios registraram dois cada. Quinze cidades registraram ao menos um emplacamento no período.
Mesmo com a alta impulsionada pela medida, 25 municípios que não tiveram registros nos dez dias seguintes ao anúncio apresentaram emplacamentos no período anterior, mostrando que a movimentação no setor já vinha em crescimento em 2025.
O impacto da redução do IPVA também se refletiu nas maiores cidades paranaenses. São José dos Pinhais registrou aumento de 104,8% nos emplacamentos, seguida por Maringá (68,4%), Campo Largo (53,1%), Cascavel (34,7%) e Apucarana (34,6%).
A redução da alíquota, que passou de 3,5% para 1,9%, mostra efeito direto no mercado de veículos, levando pequenos e grandes municípios a registrar crescimento significativo em registros de automóveis.
Bruna Guzzo | Catve.com com assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642