O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, Juliano Morelli (União), será empossado como prefeito interino na tarde desta quinta-feira (7), durante sessão extraordinária realizada no plenário da Casa. A mudança no comando do Executivo ocorre após a cassação dos diplomas do prefeito Reni Kovalski e da vice-prefeita Sandra Ghedin Turmina, determinada pela Justiça Eleitoral do Paraná.
Juliano, de 36 anos, é agricultor, casado e possui ensino superior completo. Ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2024, com 143 votos. Agora, assume interinamente a chefia do Executivo municipal até que uma nova eleição seja realizada.
Com a posse de Morelli, o vice-presidente da Câmara, Reni Francischini (PSD), passa a comandar o Legislativo, e Claudir Grassi (União) assume a vaga aberta na Câmara.
A decisão que levou à cassação do prefeito e da vice foi proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que acatou denúncia de captação ilícita de sufrágio, caracterizada como compra de votos durante a campanha de 2024. Ainda cabe recurso da decisão.
O juiz eleitoral Lincoln Rafael Horário, da 115ª Zona Eleitoral, determinou na tarde de quarta-feira (6) o cumprimento do acórdão 67861 do TRE-PR, que estabelece a cassação dos diplomas de Reni e Sandra, além da aplicação de multa no valor de R$ 5.320,50 para cada um.
Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642