Política

TCE determina que universidades do Paraná integrem folhas de pagamento


Imagem de Capa

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou que as universidades estaduais concluam até 31 de janeiro de 2026 a integração das folhas de pagamento ao sistema RH-Paraná/Meta4. As instituições também deverão comprovar o cumprimento da medida dentro desse prazo.

A decisão foi tomada durante julgamento de uma Tomada de Contas Extraordinária, que apontou o descumprimento de determinações anteriores e a falta de ações efetivas para a integração ao sistema. O Meta4 foi adquirido pelo governo estadual em 2001 e deveria estar implantado nas universidades desde 2012, o que ainda não ocorreu em todas as instituições.

Além disso, o TCE-PR determinou a realização de uma auditoria integrada para avaliar os serviços de Tecnologia da Informação prestados pela empresa Digidata Consultoria, responsável por contratos com a Secretaria de Administração e Previdência (Seap-PR). A auditoria vai analisar a gestão dos contratos e aditivos, incluindo a eficácia, legalidade e atendimento às necessidades do Estado.

Embora tenha reconhecido que a Seap-PR adotou medidas para cumprir as exigências e apresentou documentos que demonstram avanços, o Tribunal entendeu que o sistema ainda não está plenamente implantado e em funcionamento nas universidades. A exceção são a Unespar e a Uenp, que já utilizam o Meta4.

A decisão foi aprovada com voto de desempate do presidente do TCE, conselheiro Ivens Linhares, durante a Sessão de Plenário Virtual nº 9/25. O acórdão foi publicado no Diário Eletrônico do Tribunal em 11 de junho.

As universidades UEL e Unicentro apresentaram Embargos de Declaração questionando trechos da decisão.

Redação Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política