Política

Governo federal reconhece situação de emergência em Pato Bragado devido à estiagem


Imagem de Capa

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (20), a situação de emergência na cidade paranaense de Pato Bragado, afetada pela estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Paraná tem 30 reconhecimentos vigentes, dos quais 12 por enxurradas, seis por estiagem, cinco por doenças infecciosas virais, quatro por vendaval e três por inundações.

No país, 19 cidades afetadas por desastres obtiveram o reconhecimento hoje. 

Passam por um período de estiagem os municípios de Pato Bragado, no Paraná; Barão de Cotegipe, Boa Vista do Buricá, Caseiros, Centenário, Cerro Grande do Sul, Ciríaco, Crissiumal, Getúlio Vargas, Novo Cabrais, Palmeira das Missões, Santana da Boa Vista e São Martinho da Serra, no Rio Grande do Sul, e Águas de Chapecó, Saltinho e Xavantina, em Santa Cartarina.

Já as cidades de Eldorado do Sul, Erval Grande e Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de vendaval.


Sanepar alerta para queda no nível dos rios no Oeste e Sudoeste do Paraná

A Sanepar emitiu um alerta sobre a redução visível no nível dos rios que abastecem as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Embora o cenário ainda não seja considerado alarmante, a companhia reforça a necessidade do uso racional da água.

Os rios Marrecas (em Francisco Beltrão), Vitorino (que abastece Itapejara d’Oeste e Vitorino), Tamanduá (em Salgado Filho) e São José (em Cascavel) apresentam as quedas mais acentuadas. Outros mananciais da região também registram diminuição, ainda que de forma mais branda.

De acordo com a Sanepar, o inverno já é naturalmente um período mais seco, mas a escassez de chuvas este ano agravou a situação.

A orientação é para que a população de todos os municípios atendidos adote práticas de consumo consciente. A colaboração de todos é essencial para manter os níveis de abastecimento estáveis e evitar medidas mais drásticas no futuro.

Alexandra Oliveira | Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política