O governo dos Estados Unidos está oferecendo uma recompensa de até 10 milhões de dólares por informações que levem à interrupção das redes financeiras do grupo terrorista Hezbollah, com foco especial na região da Tríplice Fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai.
A iniciativa faz parte do programa Rewards for Justice (Recompensas por Justiça), administrado pelo Departamento de Estado norte-americano por meio do Serviço de Segurança Diplomática. O objetivo é desarticular os mecanismos de financiamento do Hezbollah, organização terrorista sediada no Líbano e financiada pelo Irã.
Segundo o governo americano, o grupo mantém uma forte presença na Tríplice Fronteira, onde seus integrantes e apoiadores atuam em atividades ilícitas como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, contrabando de carvão, petróleo, diamantes, cigarros, produtos de luxo e dinheiro em espécie, além de envolvimento com falsificação de documentos e de dólares americanos.
O Hezbollah também arrecada recursos na América Latina por meio de empresas de fachada, comércio exterior, construção civil, vendas de imóveis e outros negócios legais usados como cobertura para movimentar dinheiro.
O programa americano prevê o pagamento de recompensas por informações que levem à identificação e neutralização de:
Designado como organização terrorista pelo Departamento de Estado dos EUA desde 1997, o Hezbollah é acusado de arrecadar cerca de US$ 1 bilhão por ano, oriundos de apoio estatal do Irã, redes de doadores, corrupção e atividades ilícitas.
Desde sua criação, em 1984, o programa Rewards for Justice já pagou mais de US$ 250 milhões a mais de 125 informantes cujas denúncias ajudaram a prevenir ameaças contra a segurança dos Estados Unidos.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642