Imagem: Reprodução/Instagram @javiermilei
O partido do presidente argentino Javier Milei, A Liberdade Avança, foi o mais votado nas eleições legislativas deste domingo (18) em Buenos Aires. Com 98% das urnas apuradas, o partido obteve 30,1% dos votos e garantiu a vitória de Manuel Adorni, atual porta-voz do governo.
O pleito teve a menor participação da história da capital argentina: apenas 53,2% dos 2,5 milhões de eleitores foram às urnas. A baixa adesão já era prevista, uma vez que a votação foi desmembrada das eleições nacionais marcadas para 26 de outubro. No total, os eleitores tiveram que escolher entre 17 listas diferentes.
A campanha de Adorni teve forte alinhamento com o discurso e as propostas implementadas por Milei desde o início do governo, reforçando temas como o combate à "casta política" e a defesa do liberalismo econômico.
A segunda colocação ficou com a chapa peronista "Es Ahora Buenos Aires", liderada por Leandro Santoro, que somou 27,3% dos votos. Em 2023, Santoro já havia concorrido à prefeitura da cidade, ficando também em segundo lugar, porém com 32% na ocasião. O vencedor daquele pleito foi Jorge Macri, do PRO.
Em publicação na rede social X, Adorni comemorou a conquista com uma mensagem enfática: "Grande momento, grande futuro. Deus abençoe a República Argentina."
Igor Vieira sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642