Fotos: William Brisida / Itaipu Binacional
Mais de 12 toneladas de lixo foram retiradas do reservatório da Usina de Itaipu graças a uma força-tarefa que envolveu mais de 300 pescadores profissionais de 12 colônias e associações do Paraná e Mato Grosso do Sul. A ação ambiental é promovida pela Itaipu Binacional e se estende por 10 municípios lindeiros ao lago, incluindo Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Guaíra. As últimas etapas da campanha acontecem nesta quinta-feira (8), em Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.
A iniciativa integra a 12ª edição da campanha de limpeza do lago e já contabiliza 12.270 quilos de resíduos recolhidos - sendo 6.270 kg recicláveis e 6 toneladas de rejeitos. O objetivo é promover a conservação do reservatório e valorizar o pescador como agente ambiental.
"A conservação do reservatório é uma prioridade para nós, e sabemos que não será possível sem o apoio de quem vive dele, de quem está ali, dia após dia, convivendo com as águas. Por isso, investimos na pesca e nos pescadores", afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
A ação faz parte do convênio Linha Ecológica, firmado entre Itaipu e o Conselho dos Municípios Lindeiros. Os pescadores recebem apoio com equipamentos de proteção individual (camiseta, boné e luvas), sacos de lixo e alimentação durante o trabalho.
A campanha é uma das muitas frentes de atuação da empresa no apoio à pesca artesanal e à aquicultura. Desde o início da atual gestão, os investimentos no setor já ultrapassaram R$ 46 milhões. Os recursos têm sido aplicados por meio de editais, convênios, capacitações e doações de equipamentos, como tanques-redes, máquinas de gelo, descamadeiras, entre outros.
Entre as iniciativas de destaque também estão pesquisas para o cultivo de tilápia e criação de peixes em sistemas fechados, além da elaboração de estatísticas pesqueiras e assistência técnica às colônias.
Regularização ambiental dos pontos de pesca
Outro avanço importante é a regularização ambiental dos pontos de pesca às margens do lago de Itaipu. Desde a adoção das Normas de Gestão de Usos Múltiplos do Reservatório, 18 locais já foram regularizados em municípios como Foz do Iguaçu, Guaíra e Marechal Cândido Rondon. Outros sete estão em processo de formalização. Além disso, 20 pontos foram encerrados por desuso, quatro estão judicializados e 14 aguardam avaliação institucional.
A meta, segundo Itaipu, é conciliar a atividade pesqueira com a preservação do meio ambiente, garantindo o uso sustentável do reservatório e melhores condições de trabalho para quem depende da pesca para sobreviver.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642