Ricardo Stuckert /PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta terça-feira (22) o presidente do Chile, Gabriel Boric, em Brasília. A visita oficial inclui uma série de compromissos voltados ao fortalecimento das relações bilaterais e ao avanço do projeto do corredor bioceânico.
A agenda entre os dois líderes prevê uma reunião bilateral no Palácio do Planalto, assinatura de acordos e participação no Fórum Empresarial Brasil-Chile, evento que contará com a presença de empresários e autoridades dos dois países.
Brasil e Chile mantêm uma relação comercial intensa. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil é o principal destino das exportações chilenas na América do Sul, enquanto o Chile é o terceiro maior mercado para produtos brasileiros na região.
Nesta quarta-feira (23), o fórum segue com debates sobre as Rotas de Integração Sul-Americana. Participam do encontro o presidente chileno, a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet e o ministro da Economia do Chile, Nicolás Grau.
Um dos temas centrais é a Rota Bioceânica de Capricórnio, que deve ligar portos do Brasil — nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina — aos portos chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, no Oceano Pacífico.
A iniciativa busca reduzir custos logísticos e o tempo de transporte de exportações brasileiras, especialmente de grãos, carne e soja, facilitando o acesso ao mercado asiático. A proposta ganha força em meio às tensões comerciais entre China e Estados Unidos, que têm impulsionado a busca por novas alternativas de escoamento internacional.
O encontro entre Lula e Boric também inclui um almoço no Palácio do Itamaraty.
Antonio Mendonça/ Catve.com/ Metrópoles
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642