Política

A via sacra das exonerações em Cascavel: Ailton Lima é exonerado - por Luiz Nardelli


Imagem de Capa

A minirreforma administrativa na Prefeitura de Cascavel continua em andamento. Desde o início do mandato de Renato Silva, já se previa mudanças em algumas secretarias — e elas estão, de fato, acontecendo. Passados os primeiros 100 dias de governo, algumas exonerações já foram oficializadas. Algumas a pedido dos próprios nomeados; outras, nem tanto.

Novos secretários

Das 25 pastas (entre secretarias e autarquias) da Prefeitura de Cascavel, quatro já passaram por mudanças — em alguns casos, inclusive, com rebaixamento de função, como ocorreu com a Secretaria de Meio Ambiente.

  • Na SEPLAG: Vanilse Pohl pediu exoneração após se aposentar. Em seu lugar, foi nomeado Fernando Scalon.
  • Na Cultura: Ricardo Bulgarelli também pediu exoneração. A secretaria passou a ser comandada interinamente por Beth Leal, que já acumula outra função na administração.
  • Na Fundetec: Alcione Gomes deixou o cargo e, no lugar, assumiu interinamente o então diretor da pasta, Tiago Guerra.
  • Na SEMA: Ailton Lima foi exonerado da função de secretário. Em seu lugar, assumiu Beatriz Bertoglio. Ailton, por sua vez, foi nomeado como diretor da mesma secretaria.

Mais uma exoneração

Nesta terça-feira (15), foi publicada no Diário Oficial do Município a exoneração de Ailton Lima do cargo de diretor da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente). Segundo fontes, a saída se deve a uma nova nomeação na Secretaria de Turismo do Governo do Estado.

No Turismo?

Oras, Turismo? O que dizer disso? Primeiro, o governador Ratinho Junior nomeia para a pasta um político mais conhecido por montar em cavalos e touros — ao menos é o que mostram as redes sociais. Agora, busca o ex-secretário Ailton Lima, que atuava no governo do tal "peão", para ser o "cara" na Secretaria de Turismo.

Enquanto isso...

Quando esteve à frente da Secretaria e da Diretoria do Meio Ambiente em Cascavel, Ailton Lima não conseguiu manter sequer os pontos turísticos da cidade em funcionamento. Um exemplo? A Ponte Molhada: abandonada, mesmo com estrutura fantástica. Hoje, é tomada por mato, lixo e depredação — tudo visível a olho nu.

E o Parque São João? Um espaço que deveria ser dedicado à educação ambiental, mas está completamente esquecido pela administração. Se ele não deu conta de dois pontos turísticos de Cascavel, conseguirá cuidar do turismo de todo o Paraná?


Fui!

"Não basta só conhecer, compreender, entender. É preciso executar, agir, pôr em prática."

- Ditado popular, autor desconhecido.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política