Foto: Reprodução | X
O Ministério do Comércio da China afirmou que guerras tarifárias não têm vencedor e prometeu lutar até o fim contra os Estados Unidos após o governo americano anunciar a cobrança de tarifas de 104% sobre os produtos chineses.
A medida entra em vigor à meia-noite desta quarta-feira (9), conforme confirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em coletiva transmitida pelas redes sociais.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, criticou a forma como Donald Trump tem conduzido a política comercial americana. "O povo chinês não cria problemas, mas também não tem medo deles. Pressão, ameaças e chantagem não são a maneira correta de lidar com a China", disse.
Incisivo, Lin continuou: "Se os EUA ignorarem os interesses dos dois países e da comunidade internacional e insistirem em uma guerra tarifária e uma guerra comercial, a China lutará até o fim".
De acordo com Leavitt, países como a China "estão cometendo um erro ao tentar retaliar" e reforçou que Trump "tem uma espinha dorsal de aço".
A tensão entre os dois países aumentou desde março, quando Washington impôs uma série de tarifas sobre produtos chineses, em uma escalada que atingiu o atual patamar de 104%. Em resposta, a China adotou medidas retaliatórias, como a taxação de 34% sobre produtos americanos e restrições à exportação de minerais estratégicos.
Por Samuel Rocha | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642