Em um dia como hoje, em 1930, teve início o movimento que levaria Getúlio Vargas ao poder no Brasil. Às 17h25min, o político Osvaldo Aranha enviou um telegrama ao militar Juarez Távora, informando o início da Revolução promovida por Vargas. A ação rapidamente se espalhou pelo país, resultando na destituição de oito governos estaduais no Nordeste em um golpe militar.
No dia 10 de outubro, Getúlio Vargas publicou o manifesto "O Rio Grande de pé pelo Brasil" e embarcou em uma jornada ferroviária rumo ao Rio de Janeiro, então capital do país. O movimento, conhecido como Revolução de 1930, foi articulado principalmente pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, e resultou na deposição do presidente Washington Luís no dia 24 de outubro. A Revolução também impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e encerrou o período da República Velha, marcado pela alternância de poder entre mineiros e paulistas na chamada "política do café com leite."
Durante a marcha dos revolucionários rumo ao Rio de Janeiro, ocorreram diversos confrontos com as forças leais ao governo, sendo o Combate de Quatiguá, entre 12 e 13 de outubro, o mais significativo.
A insatisfação popular, agravada pela crise econômica após a Grande Depressão de 1929, o assassinato do então governador da Paraíba, João Pessoa, e o rompimento da aliança entre os políticos paulistas e mineiros foram fatores decisivos para a eclosão do golpe que mudaria o cenário político brasileiro.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642