Política

Deltan Dallagnol tem mandato cassado pelo TSE por unanimidade


Imagem de Capa

O mandato de Deltan Dallagnol (Podemos) foi cassado por unanimidade pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral, nesta terça-feira (16). Ele foi o deputado federal mais votado no Paraná, recebeu mais de 344,9 mil votos. O ex-coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato e ex-procurador da República foi o segundo deputado mais votado da história. 

A acusação contra Deltan Dallagnol estaria inelegível na data do pedido de registro de candidatura, conforme a previsão do artigo 1º, inciso I, alíneas "g" e "q", da Lei de Inelegibilidade (Lei nº 64/1990). Ao analisar as impugnações, o TRE-PR informou que a Justiça Federal suspendeu a decisão de rejeição de contas apontada contra o candidato e que Dallagnol não respondia a processo administrativo disciplinar quando pediu exoneração do cargo de procurador da República. O ministro Benedito Gonçalves é o relator.

Outro recurso de relatoria do ministro Benedito Gonçalves foi interposto contra decisão da Corte Regional de Alagoas, que cassou o mandato e aplicou multa a vereador eleito em Rio Largo, pelo Progressistas (PP), e a cabo eleitoral nas Eleições de 2020. Eles foram condenados por abuso do poder econômico e compra de votos.

O suplente Luiz Carlos Hauly (Podemos), que recebeu 11.925 votos, pode assumir a cadeira.

Nota de Deltan Dallagnol

"344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça. Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro".

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política