Política

Mesa Diretora da Câmara de Cascavel toma posse com Alécio Espínola presidente

Alécio é primeiro vereador que contempla três biênios como presidente da casa


Imagem de Capa

Foto: CATVE

Nos próximos dois anos a Câmara de Cascavel será presidida por uma nova Mesa Diretora, sob o comando do vereador Alécio Espínola (PSC), presidente, Melo (Progressistas) como 1º Vice-Presidente, Valdecir Alcântara (Patriota) como 2º Vice-Presidente, Mazutti (PSC) como 1º Secretário e Sadi Kisiel (Pode) como 2º Secretário. A cerimônia de posse aconteceu nesta quarta-feira (25).


Esta será a terceira gestão de Alécio Espínola à frente do legislativo cascavelense, que marcou sua administração da Casa pela economia de recursos e devolução recorde aos cofres da prefeitura. Foram R$ 30,3 milhões devolvidos ao Poder Executivo em quatro anos. Para a próxima gestão, Alécio quer manter a celeridade na votação de projetos que são essenciais para o povo cascavelense, a exemplo do que aconteceu nos últimos anos. "Quando andamos na rua, percebemos o impacto direto que as políticas públicas que votamos têm na vida das pessoas, como a construção de restaurantes populares, a melhoria do transporte coletivo e os programas de assistência social e geração de emprego", destacou o presidente.


Durante a posse, os novos integrantes da Mesa reafirmaram o compromisso com a promoção de debates democráticos, pautados pela diversidade de ideias, abertos à população e fieis ao dever dos vereadores de propor projetos relevantes, fiscalizar os atos do Poder Público e dar voz a todos os segmentos da comunidade.

Na cerimônia, que lotou o plenário, estiveram presentes o prefeito Leonaldo Paranhos, secretários municipais, presidentes e diretores de autarquias e departamentos da prefeitura, o deputado estadual Batatinha, presidentes de partidos políticos, representantes da sociedade civil organizada, como OAB, Sindilojas, Sindicato Rural, Acic, Sociedade Rural e Apae, o Major Cícero Tenório, do 6º Batalhão da Polícia Militar, além de familiares e amigos dos vereadores escolhidos para gerir a Câmara nos próximos dois anos.

A eleição que decidiu qual seria a nova Mesa aconteceu ainda em julho do ano passado e desde 1º de janeiro deste ano os vereadores já desempenham suas funções.

O que faz a Mesa Diretora

Cabe à Mesa ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, que em 2023 tem um orçamento superior a R$ 32 milhões e mais de 170 funcionários. Além disso, é ela quem coordena todo o trabalho legislativo, as pautas de cada sessão e a tramitação dos projetos.

O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.

O 1º e o 2º vice-presidentes têm a função de substituir o presidente em sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.

O 1º Secretário deve verificar a presença dos vereadores em cada sessão, anotar faltas e justificativas, realizar a leitura do expediente recebido pela Mesa durante a semana e encerrar o livro no final da Sessão.

Confira a nova Mesa Diretora:

Alécio Espínola-presidente 

1º vice - Gilmar Melo 

2 vice- Valdecir Alcântara

1º secretário- Sidnei Mazzuti 

2º secretário- Sadi Kisiel 


Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política