Política

Prefeito assina lei que garante a presença de guias de turismo em excursões em Foz do Iguaçu

Medida garante a presença de profissionais guiando visitas aos atrativos e regulamenta a profissão


Imagem de Capa

Foto: Assessoria/Prefeitura de Foz do Iguaçu

O prefeito Chico Brasileiro assinou nesta quinta-feira (24), um decreto importante para o turismo de Foz do Iguaçu. A Lei nº 5.155/2022 passa a tornar obrigatória a contratação de guias de turismo iguaçuenses para o acompanhamento de excursões que visitarem os atrativos da cidade.

A partir da publicação via Diário Oficial, prevista também para esta quinta-feira, as empresas terão 45 dias para receber as orientações e realizarem as adaptações necessárias.

De acordo com Brasileiro, a medida irá beneficiar os quase mil guias que trabalham em Foz do Iguaçu, valorizando a profissão e fazendo com que os turistas conheçam a cidade por meio de trabalhadores.

"Era mais do que necessário garantir esse direito aos nossos trabalhadores que se aperfeiçoam e conhecem a cidade como ninguém. Os turistas só terão a ganhar com as visitas guiadas por quem é daqui, sendo um diferencial para marcar Foz do Iguaçu na memória", afirmou.

Valorização profissional

A regulamentação da profissão segue a determinação federal, do Ministério do Turismo. A revisão e a formulação da lei passaram pela Câmara de Vereadores, conforme destaca a vereadora Anice Gazzaoui, presidente da Comissão de Turismo.

"Tivemos reuniões constantes com os guias para que a lei fosse formulada de forma ampla, beneficiando a categoria e trazendo esse diferencial para a nossa cidade, que tem o turismo como atividade essencial", disse.

Como destaca o projeto, as entidades de turismo da cidade deverão disponibilizar o canal de atendimento, orientação e disponibilização da relação de profissionais regularizados junto ao Ministério do Turismo.

Assessoria/Prefeitura de Foz do Iguaçu

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política