Catve
A empresa responsável pelos funcionários terceirizados do Hospital de Retaguarda de Cascavel conseguiu pagar os salários atrasados e, nesta quarta-feira (10), o serviço já foi normalizado, mesmo não sendo de maneira integral.
Os serviços terceirizados pelo CONSAMU no Hospital de Retaguarda ainda não foram completamente retomados, mas o cenário já é bem mais positivo do que nas últimas semanas, quando muitos funcionários da empresa IDEAS (Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde) não conseguiram chegar ao trabalho por falta de pagamento de salário.
A empresa é responsável por 42 trabalhadores de diferentes setores: copa, zeladoria, recepção, entre outras funções. Todos com dificuldades de receber o salário. O problema não é pontual e, segundo o Sindicato que atende os servidores terceirizados, vem acontecendo desde primeiro mês de contrato.
Os funcionários cogitaram até fazer uma greve e paralisar os serviços caso todos os salários não fossem pagos até na terça-feira (9). Dentro do hospital, o atendimento funciona igual uma engrenagem e, quando faltam zeladoras e recepcionistas, por exemplo, todo mundo sofre.
O CONSAMU, por meio de nota, garante que já adotou várias medidas administrativas e que avalia possibilidades jurídicas de rescisão contratual. Para o sindicato, o Consórcio já tem argumentos suficientes para romper o acordo, sabendo que a mesma empresa tem dificuldades financeiras no Hospital Regional de Toledo.
No caso das zeladoras, 18 trabalham no Hospital de Retaguarda e o salário é de R$1.764,00, mais o vale-alimentação de R$ 805,00 e vale-transporte, que também não está sendo repassado. Existe a previsão de um adicional de insalubridade, de 40%, que a empresa anterior pagava. O IDEAS só está pagando 20% para alguns trabalhadores e para outros não paga nada. Em relação ao 13°, foi paga a primeira parcela com atraso e a segunda parcela é uma incógnita.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Deivid Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642