Catve
O Conselho Municipal de Saúde de Cascavel realizou na noite da última segunda-feira (8), a última sessão ordinária do ano. O plenário estava praticamente vazio. Na pauta, o Plano de Contingência Arboviroses 2026 do município, foi aprovado pelos conselheiros.
O atendimento do banco de leite de Cascavel também seria discutido, mas ninguém do Hospital Universitário compareceu. O questionamento do conselho é em relação a meta da doação e coleta de leite, que não foram alcançadas.
Entre os pontos destacados pelos conselheiros está a possibilidade de atendimento da fisioterapia por meio do programa federal Mais Especialistas.
O conselho destaca essa possibilidade de investimento do Ministério da Saúde, mas é preciso que a Secretaria de Saúde de Cascavel apresente um levantamento sobre fila de espera e demanda. Segundo o conselho, foram realizados pela 10ª Regional de Saúde, de janeiro até maio, 43 mil sessões de reabilitação física, com equipe multiprofissional. O custo passou de R$ 273 mil.
Mas esse número não absorve, por exemplo, o atendimento de fisioterapia pós-cirúrgico, que tem alta demanda. Durante a reunião, a mesa diretora discutiu e deliberou o calendário de atuação para 2026: as reuniões vão continuar sendo realizadas nas terceiras segundas-feiras de cada mês, sempre às 17h30, na Câmara de Vereadores.
Para o ano que vem, alguns temas estão sendo considerados primordiais, como a fila para a realização de exames médicos.
Em 2026, de acordo com o regimento, o presidente Elton Munchen, que está no segundo mandato consecutivo, deixa o cargo e uma nova mesa diretora será eleita.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642