A enfermeira Indiara Jartaman, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consamu Oeste, explica no vídeo abaixo como devem ser feitas as manobras de desengasgo em bebês, crianças e adultos após a atualização das diretrizes da American Heart Association (AHA).
A mudança, anunciada em outubro, altera um dos principais protocolos de primeiros socorros: antes de iniciar as compressões abdominais (manobra de Heimlich), agora é preciso aplicar cinco pancadas firmes nas costas.
O que mudou
O objetivo é tentar desobstruir as vias aéreas de forma mais segura e menos invasiva. A recomendação vale para todas as idades — de bebês a adultos.
Nos bebês menores de um ano, a orientação é alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, usando a base da palma da mão, até que o corpo estranho seja expulso ou até que o bebê perca a consciência.
A AHA reforça que não se deve colocar os dedos na boca se o objeto não estiver visível.
Para crianças maiores e adultos, a sequência é a mesma: cinco pancadas nas costas e, se o objeto não sair, cinco compressões abdominais, com o punho fechado acima do umbigo e abaixo do osso do peito.
Caso a vítima desmaie, deve-se iniciar imediatamente as compressões torácicas no ritmo da reanimação cardiopulmonar (RCP).
Treinamento salva vidas
A AHA reforça que qualquer pessoa pode aprender as técnicas de RCP e primeiros socorros.
"A RCP de alta qualidade salva vidas. Isso começa com o aprendizado", afirmou o médico Ashish Panchal, da Universidade Estadual de Ohio, e presidente do comitê científico da entidade.
Veja no vídeo como fazer corretamente cada manobra com a enfermeira Indiara Jartaman, do Consamu Oeste.
Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642