Portal Saúde 24h

Hospital São Lucas realiza primeira cirurgia ortopédica com robô de última geração

Robô Mako foi adquirido para revolucionar procedimentos ortopédicos para Cascavel e região


Imagem de Capa

A tomografia 3D permite planejar com antecedência uma cirurgia para colocação de prótese. A computadorização mostra exatamente como será o corte do osso e onde será o implante definitivo, de tamanho e posicionamento, tudo personalizado. Então, entra em cena o robô Mako. É ele quem vai oferecer uma precisão milimétrica para o médico corrigir o problema do paciente com perfeição.

Nesta sexta-feira (19) a Fundação Hospitalar São Lucas realizou a primeira cirurgia ortopédica assistida pelo robô Mako. O equipamento, desenvolvido para procedimentos de alta precisão, vem para transformar a vida de pacientes com problemas no joelho e no quadril.

A cirurgia robótica oferece muitas vantagens, principalmente ao paciente, já que as vantagens oferecidas são uma recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório, menor tempo de internação, redução do risco de complicações e maior durabilidade dos implantes.

Segundo o executivo financeiro do Hospital São Lucas, Ildemar Canto, um procedimento cirúrgico de uma prótese total de joelho é em torno de três a três horas e meia, com o robô a tentativa é reduzir esse tempo para uma hora e meia até uma hora e quarenta.

"A gente sabe da precisão desta tecnologia, e o que isso traz ao nosso paciente, aos nossos cirurgiões. Este conforto que traz à todos" explica a diretora-presidente do Hospital São Lucas, Jaqueline Gurgacz Ferreira.

O robô é fabricado nos Estados Unidos. A comunicação entre os equipamentos permite um mapeamento anatômico do paciente. Esses pontinhos que aparecem na tela são feitos pelo médico. As antenas do kit descartável transmitem o checkpoint para delimitar a área de atuação do robô. Durante o procedimento, o braço robótico guia os movimentos, dentro dos limites pré-determinados, evitando desvios e protegendo os tecidos ao redor. O robô não opera sozinho, ele auxilia o cirurgião. A primeira cirurgia do Mako no São Lucas foi de um paciente com 67 anos, com necessidade de uma artroplastia, substituições articulares.

O Mako é o único equipamento que faz joelho e quadril e nos EUA já existem cirurgias para ombro e estão sendo testadas com ele intervenção cirúrgica para coluna (upgrade). O investimento é alto, mas os resultados são promissores. O custo-benefício é vantajoso a longo prazo. A tecnologia não para e o São Lucas está atento aos upgrades.

Segundo Jaqueline, a busca dessas inovações e novas tecnologias faz parte do DNA do Hospital São Lucas.

A medicina do futuro já é realidade na FHSL, e o robô Mako é uma das inovações mais impressionantes da área. Esse momento foi cercado de muita expectativa e preparação da equipe médica, de enfermagem e de todos os profissionais envolvidos com o procedimento.

Coincidentemente, a estreia do robô Mako foi no dia do ortopedista, 19 de setembro. Mas, os pacientes são os que mais comemoram esse momento importante.

Confira os detalhes no vídeo:


Reportagem por Deivid Souza | Jornal da Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde