Os moradores do distrito de São João se mobilizaram para entender por que os profissionais da Unidade de Saúde foram transferidos. Um abaixo-assinado foi realizado: quem passava de carro parava para apoiar a iniciativa. Até agora, mais de 500 assinaturas foram coletadas, e a cada momento chega alguém para reforçar o pedido de que os profissionais permaneçam atendendo na Unidade de Saúde de São João do Oeste.
O médico Evandro da Rosa atendia no local há 15 anos e foi transferido para a Unidade de Saúde de Santa Bárbara. Segundo os moradores, outras enfermeiras e uma técnica também serão transferidas.
Demir José de Oliveira, moradora da comunidade há quase 30 anos, relatou que a população foi informada da transferência do médico de última hora.
Os moradores se reuniram em frente à unidade em uma mobilização a favor da permanência dos profissionais, questionando o motivo das transferências. Segundo eles, poderiam estar relacionadas a questões internas e problemas de relacionamento entre os servidores.
A opinião de Jozyara Dola, também moradora, é contrária: ela acredita que a mudança pode ser positiva.
Sobre o assunto, a Secretaria de Saúde de Cascavel informou, por meio de nota, que "o atendimento na Unidade de Saúde do distrito de São João do Oeste segue normalmente. Houve remanejamento de servidores e a equipe passa a contar com novos profissionais, entre eles médico e enfermeira, garantindo a continuidade do serviço à comunidade.
As mudanças foram definidas a partir de avaliação técnica da Sesau."
A secretaria também informou que, nos dias 15 (segunda-feira) e 22, não haverá atendimento médico, e nos dias 18 e 25, o atendimento será apenas no período da manhã, pois o profissional estará cobrindo férias em outra unidade.
Em janeiro deste ano, a USF foi entregue após passar por reforma, com investimento de R$ 700 mil. A Unidade de Saúde da Família do Distrito de São João atende mais de 3 mil pessoas.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642