A Vigilância Sanitária de Cascavel alerta para o aumento de casos de esporotricose em gatos e reforça que a doença também pode infectar cachorros e humanos.
Além das ações de rotina, o objetivo é conscientizar os tutores sobre os cuidados necessários. A esporotricose tem tratamento, mas pode causar consequências graves quando não diagnosticada a tempo.
Segundo a Vigilância, somente em 2025 já foram confirmados 82 casos de esporotricose em gatos na cidade. O bairro Interlagos é o que mais registrou ocorrências, com 10 casos apenas neste ano.
As equipes realizam ações em locais com maior incidência, distribuindo panfletos com informações sobre diagnóstico, prevenção e como proceder em casos de animais infectados.
A doença é mais comum em gatos, mas cachorros e humanos também podem ser atingidos. Enquanto os felinos que vivem dentro de casa estão mais protegidos, os que circulam nas ruas ficam expostos à contaminação.
A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental atua na prevenção da proliferação da doença em locais onde há surtos confirmados.
Os gatos contraem esporotricose ao entrar em contato com outros animais infectados, situação que costuma ocorrer nas ruas. Por isso, a principal orientação dos veterinários é manter o animal sempre em casa, sem acesso externo.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642