As autoridades de saúde estão convocando a população para tomar a vacina contra o sarampo. A preocupação em Foz do Iguaçu é grande, já que os vizinhos Paraguai e Argentina estão com casos confirmados.
A vacina tríplice viral está disponível, de graça, em todas as unidades de saúde do Brasil. A dose faz parte do calendário anual de vacinas e garante proteção contra três doenças: o sarampo, a caxumba e a rubéola.
A atenção é, em especial, para se proteger contra o sarampo. A primeira dose é aplicada em pessoas de até 12 meses, a segunda dose aos 15 meses. pessoas com até 29 anos devem ter comprovadas as duas doses da vacina, já pessoas de 30 a 59 anos devem ter pelo menos uma dose comprovada.
O estado do Paraná não tem casos confirmados de sarampo. Na Bolívia tem casos confirmados, e em Foz do Iguaçu a preocupação é grande. Do outro lado da fronteira, no Paraguai e Argentina, há casos confirmados e recentes. Por este motivo, você que mora na fronteira tem que estar devidamente imunizado contra o sarampo.
Por conta dos casos confirmados nas Américas e até em cinco estados do Brasil, o governo federal criou a campanha "dose zero do sarampo". A proteção é em bebês menores de um ano. O Paraná aderiu a recomendação.
O último caso confirmado de sarampo no estado do Paraná foi em 2020, sendo exemplo nacional. O estado tem a maior cobertura vacinal para a tríplice viral. Os números devem ser fortes para proteção de todos.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642