Portal Saúde 24h

Quase um ano depois, projeto de cirurgias programadas no HU de Cascavel reduz fila e terá nova licitação

São mais de 3,2 mil procedimentos feitos, e a fila está praticamente zerada


Imagem de Capa

Quase completando um ano de funcionamento, o projeto de cirurgias programadas do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel, já apresenta resultados expressivos. A ideia de contratar uma empresa especializada para prestar o serviço deu tão certo e reduziu tanto a fila de espera que o hospital já estuda lançar uma nova licitação.

O Centro de Cirurgias Programadas foi viabilizado com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela instalação dos equipamentos. Em quase um ano de atuação, a fila histórica de espera por uma cirurgia foi praticamente zerada.

"Tínhamos uma fila com mais de 4 mil pacientes. Isso nos motivou a firmar o contrato emergencial. Nos primeiros seis meses, a média foi de 400 cirurgias por mês e, depois, conseguimos subir para 560 ao ampliar mais uma sala, também para atender casos de urgência e emergência. Resolvemos a vida de muitas pessoas. Até maio, começo de junho, já eram mais de 3 mil cirurgias realizadas. E até o fim do contrato ainda teremos mais procedimentos", explicou Rafael Muniz, diretor-geral do HU de Cascavel.

Somente no mês passado, foram feitas 536 cirurgias: 97 de urologia, 105 de cirurgia geral, 318 de ortopedia, 12 vasculares e 64 de urgência, estas últimas como suporte ao pronto-socorro. O número total já passa de 3.200 procedimentos, com um investimento de R$ 22 milhões dos R$ 36 milhões previstos.

O contrato atual vence no dia 1º de setembro e não poderá ser renovado, já que foi firmado em caráter emergencial. Por isso, o HU já prepara o edital para uma nova licitação.

"Como foi uma contratação emergencial, não podemos renovar com a mesma empresa. O próximo contrato será por licitação normal, sem o caráter de urgência. A vencedora não será quem oferecer o menor preço, mas o maior desconto sobre o valor da IH (Incentivo Hospitalar). Quem oferecer o maior desconto, ganha. A expectativa é manter a produção de 560 a 600 cirurgias por mês", destacou Rafael Muniz.

Confira detalhes no vídeo acima:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde