Portal Saúde 24h

Em Cascavel, público geral busca mais vacina contra a gripe do que o prioritário

Município ainda tem doses disponíveis, mas estoque diminui a cada dia


Imagem de Capa

Em Cascavel, a população em geral tem procurado mais os postos de saúde para se vacinar contra a gripe do que o público prioritário, que deveria ser o foco da campanha. Embora ainda haja doses disponíveis, em algumas regiões da cidade é necessário procurar mais, pois o estoque está diminuindo diariamente.

Atualmente, o município conta com cerca de 2.600 doses da vacina contra a influenza. No entanto, o Ministério da Saúde ainda não sinalizou o envio de uma nova remessa para Curitiba, de onde as vacinas são redistribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde para os municípios paranaenses.

Ana Carolina Rossin, coordenadora do Programa de Imunização de Cascavel, orienta a população sobre como proceder:

"A recomendação é que a população entre em contato, se possível por telefone, com a unidade de saúde antes de se deslocar. Caso a unidade escolhida não tenha doses disponíveis, é possível procurar outra próxima ao local de trabalho ou à residência. Ainda temos doses, por isso é importante reforçar a vacinação especialmente entre o grupo prioritário: idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e gestantes."

O grupo prioritário em Cascavel é composto por mais de 144 mil pessoas. Porém, até o momento, menos de 50% procurou os postos para se vacinar, cerca de 98 mil pessoas.

Segundo a coordenadora, essa tendência já se repete há pelo menos três anos:

"O Ministério da Saúde tem liberado a vacina para a população em geral com certa folga. Então, nos últimos anos, esse público tem se vacinado mais. Enquanto isso, o grupo prioritário, que é justamente o que tem maior risco de desenvolver formas graves da doença, segue com baixa adesão, apesar dos nossos esforços para alertá-los."

Redução nas internações e novos testes rápidos

A boa notícia é que caiu significativamente o número de internações por doenças respiratórias nas unidades de saúde pública da macrorregião Oeste. Em 23 de junho, a taxa de ocupação dos leitos ultrapassava 50%. Já nesta quarta-feira (9), o índice caiu para 5%, mesma taxa registrada em todo o estado.

Outra medida da Secretaria de Estado da Saúde é a distribuição de testes rápidos para diagnóstico de influenza e covid-19. Para a 10ª Regional de Saúde, com sede em Cascavel e que abrange 25 municípios, serão distribuídos mais de 5 mil kits.

Confira os detalhes no vídeo acima:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde