Catve
O 3º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 foi feito entre segunda (12) e quarta-feira (14) em Cascavel (PR). Ao todo, 4.790 imóveis foram vistoriados, com índice geral de 2,2%, o que configura risco médio para a cidade.
Alguns bairros apresentaram índices mais altos: Palmeiras I, Alto Alegre, Santo Onofre, Santa Cruz I e II, Paulo Godoy e Angra dos Reis tiveram 4,7%. Padovani, Jardim União, Santa Catarina, Faculdade I, Universitário, Turisparque, Itapuã e Santa Felicidade registraram 4,1%.
Já Sanga Funda, Jesuítas, Tarumã, Interlagos, Barcelona, Julieta Bueno, Tocantins, Melissa, Brasmadeira, Pinheiros, Santa Fé e Ceasa ficaram com 2,8%. O secretário de Saúde, Ali Haidar, destacou que o índice é inferior ao último levantamento, mas ainda preocupante, principalmente em comparação com o mesmo período do ano passado.
Cascavel soma 127 casos de dengue, três a mais que na semana anterior. A chikungunya, no entanto, segue em alta, com 1.679 casos, 54 a mais que na semana passada. O município confirmou uma morte pela doença, de uma mulher de 93 anos, com comorbidades.
O secretário também ressaltou a preocupação com doenças respiratórias, que têm causado sobrecarga nos serviços de saúde, principalmente entre crianças e idosos. Cerca de 61% dos casos monitorados de síndrome respiratória aguda grave são de crianças até 14 anos e 21% são idosos — públicos com baixa cobertura vacinal.
Por isso, as autoridades reforçam a importância da vacinação contra a gripe, que está disponível para toda a população nas unidades de saúde.
Confira a matéria completa no vídeo acima.
Reportagem Déborah Evangelista | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642