Portal Saúde 24h

Consórcio de Saúde define modelo de custeio para Hospital Geral Intermunicipal no Sudoeste

A medida busca garantir o funcionamento pleno da unidade, que hoje opera com cerca de 80% da capacidade


Imagem de Capa

Foto: Assessoria

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (15), o Consórcio de Saúde do Sudoeste (Consud) definiu a forma de pagamento que os municípios da região irão adotar para custear os serviços prestados pelo Hospital Geral Intermunicipal (HGI), em Francisco Beltrão. A medida busca garantir o funcionamento pleno da unidade, que hoje opera com cerca de 80% da capacidade.

O encontro reuniu prefeitos e gestores da área da saúde, consolidando um acordo para o repasse mensal de aproximadamente R$ 760 mil, valor que será dividido entre os municípios que utilizam os serviços do hospital. Ao todo, 25 municípios aderiram ao novo modelo de contribuição. Apenas Dois Vizinhos e Santo Antônio do Sudoeste optaram por não participar do rateio.

HGI amplia serviços e se prepara para ativar UTI

O Hospital Geral Intermunicipal atende atualmente pacientes nas áreas de obstetrícia (risco habitual), pediatria, clínica médica e clínica cirúrgica. A unidade ainda não opera com sua capacidade máxima, mas os esforços seguem para ampliar os serviços. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em fase final de estruturação e deverá ser habilitada junto ao Ministério da Saúde nos próximos dias.

"O hospital foi concebido para atender a toda a região e, por isso, deve ser mantido com a colaboração de todos os entes que utilizam seus serviços. É um processo que precisa ser transparente e justo para todos", afirmou o prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron.

A maior parte dos custos mensais do HGI ainda é coberta pela Prefeitura de Francisco Beltrão, que já investiu cerca de R$ 9 milhões em equipamentos e adequações na estrutura da unidade.

Neurologia segue no Hospital São Francisco

Com a ampliação dos atendimentos no HGI, boa parte dos pacientes que antes eram encaminhados ao Hospital São Francisco agora será atendida na nova estrutura. No entanto, os atendimentos em Neurologia continuarão sendo realizados exclusivamente no São Francisco.

A expectativa é que, com a adesão dos municípios ao novo modelo de custeio, o HGI avance em direção ao funcionamento completo, beneficiando diretamente milhares de usuários do sistema público de saúde no Sudoeste do Paraná.

Antonio Mendonça/ Catve.com/ PP News

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde