Portal Saúde 24h

Cascavel tem aumento no número de casos de coqueluche na última semana

Paraná já teve três mortes confirmadas pela doença


Imagem de Capa

Os números de coqueluche aumentaram na última semana em Cascavel, passado de 69 para 76 pessoas infectadas, mas sem casos mortes.

Na área da 10ª Regional de Saúde, composta por 25 municípios, são 101 pessoas que tratam ou trataram a doença, que é conhecida popularmente como tosse cumprida.

A coqueluche é uma enfermidade infecciosa aguda causada por uma bactéria. Ela afeta principalmente as vias respiratórias e é altamente contagiosa. Se mão tratada, pode levar o paciente a morte.

No Paraná, segundo dados da Secretaria da Saúde, foram três óbitos confirmados pela doença até o momento, sendo dois em Curitiba e um Londrina.

A vacina é a principal arma contra a doença, mas está disponível apenas para uma parte da população, incluindo crianças menores de sete anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e profissionais da educação que trabalham com crianças pequenas. No município, as secretarias de Saúde e Educação realizaram a busca ativa de vacinados nas escolas e, o resultado foi positivo.

Para quem trabalha durante o dia, as unidades de saúde dos bairros Los Angeles, Neva, Santa Cruz e Nova Cidade estão com vacina a disposição até às 22h.

A coqueluche pode começar com sintomas semelhantes aos de um resfriado comum. No entanto, se o caso complicar, há risco de ser confundido com tuberculose, doença que tem apresentado aumento no número de casos na região

Confira mais detalhes no vídeo:


EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde