Catve
Estamos no Dezembro Laranja, mês dedicado a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. Segundo o Ministério da Saúde, ele é responsável por 33% dos casos da doença no país e, com a chegada da estação mais e quente do ano, a atenção precisa ser redobrada.
O verão começa no dia 21 de dezembro e, quando se fala em câncer de pele, rapidamente associamos a exposição ao sol. E esse realmente é um fator de risco, especialmente das 10h às 14h, horários em que os raios solares são ainda mais nocivos.
Mesmo assim, é possível aproveitar a estação mais quente do ano. "A gente precisa usar boné, chapéu de aba larga, lembrar de proteger a orelha, nuca..." disse a dermatologista Leandra Ferreira,
O sol não é o único vilão. Segundo Mariana Tais Ferreira Moreira, que é Cirurgiã Oncológica, alguns remédios podem potencializar os efeitos do sol.
A médica reforça a necessidade de ficar atento aos sinais, no sentido literal da palavra, principalmente as marcas e manchas que aparecem sem motivo aparente.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Patrícia Cabral | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642