Portal Saúde 24h

Secretário diz que Covid dificultou transporte de pacientes psiquiátricos em 2022

Ministério Público ajuizou ação contra o Município de Cascavel por conta da falta de transporte naquele ano


Imagem de Capa

O secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, conversou com a equipe da Catve sobre a ação ajuizada pelo Ministério Público do Paraná sobre a falta de transporte de pacientes psiquiátricos em Cascavel, divulgada nesta terça-feira (6).

De acordo com Miroslau, ele ainda não recebeu a ação do Ministério Público, que passa primeiramente pelos procuradores do Município, mas que tem conhecimento da situação. O secretário confirma que houve a perda de vagas dos pacientes psiquiátricos pela falta de transporte.

A justificativa dada pelo secretário foi o alto número de casos de Covid-19 no ano de 2022, período citado pelo Ministério Público. Bailak disse que naquele ano o mundo passava pela pior fase da pandemia de Covid-19 e que os casos graves da doença tinham prioridade na transferência e consequentemente no transporte de pacientes. Apenas em 2022, foram registrados 35,5 mil casos de coronavírus em Cascavel, o ano com maior incidência durante a pandemia, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.

O secretário informou que o município conta com 12 ambulâncias para os trabalhos internos e que três novas ambulâncias foram licitadas e estão em processo de serem entregues pelas empresas vencedoras. Miroslau informou que os três novos veículos precisam ser entregues em cerca de 70 dias.

Além disso, Miroslau prevê a compra de novas 18 ambulâncias nos próximos meses, que serão compradas com recursos destinados por repasses do Governo do Estado do Paraná e por emendas parlamentares federais.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde