Esporte

Dupla Athletiba se prepara para o início da próxima temporada

Equipes conquistaram o acesso para a primeira divisão do campeonato brasileiro de 2026


A dupla athletiba também se prepara para a estreia na temporada de 2026, mas as coisas pela capital estão um pouco mais tranquilas. Até o momento, 10 jogadores do elenco do Coritiba que foram campeões da Série B já deixaram a equipe, além do técnico Mozart, que foi contratado pelo Ceará. Para repor as saídas, as contratações ainda estão em ritmo tranquilo, o Coxa anunciou apenas dois nomes, Pedro Rocha, que foi o artilheiro da série B na última temporada pelo Remo. E William Oliveira, volante que estava no Vitória, além do técnico Fernando Seabra.

No Athletico Paranaense, o clube acertou nesta segunda-feira a renovação do técnico Odair Hellmann que conseguiu o acesso para a série A na última temporada. O Furacão confirmou três nomes até o momento, os três para a posição de volante.

Alejandro Garcia que estava no Once Caldas, Jadson que veio do Juventude e Juan Portilla do Talleres. Lembrando que a dupla Athletiba iniciará o campeonato com o paranaense com o elenco sub-20.

O Athletico Paranaense conquistou títulos relevantes na última década, sendo bi-campeão da Sul-Americana, derrotando o Júnior Barranquilo-COL nos pênaltis em 2018, e o RB Bragantino em 2021, além da Copa do Brasil em 2019 sobre o Internacional. Porém a boa fase não se manteve, e em 2023 após a péssima campanha no campeonato brasileiro, foi rebaixado com 42 pontos, ficando na 17° colocação. Na série B deste ano, o clube inicou não começou da forma como esperava, porém, com a saída do técnico Maurício Barbieri e a chegada de Odair Hellmann, as coisas melhoraram para o lado vermelho da capital, e o clube athleticano ainda chegou a brigar pelo título nas últimas rodadas após conseguir uma sequência de cinco vitórias nas últimas cinco partidas do campeonato. A projeção do clube para 2026 é voltar ao patamar que estava antes do rebaixamento, e alcançar mais títulos relevantes no cenário brasileiro e sul-americano.

Já o Coritiba tem vivido dias difíceis, e tenta se reerguer. A principal conquista da equipe foi há 40 anos, o título do campeonato brasileiro de 1985. De lá para cá, o Coxa empilhou rebaixamentos, foram sete no total, se tornando ao lado do América Mineiro o clube que mais teve descensos na história do campeonato brasileiro. As principais taças do século XXI foram o tri-campeonato da série B do brasileirão, em 2007, 2010 e 2025, e nove títulos do campeonato paranaense. O último rebaixamento da equipe foi em 2023, terminando o Brasileirão na 19° posição com apenas 30 pontos. Na série B de 2024, o clube terminou a competição apenas na 12° colocação. E neste ano, o Coxa fez uma excelente campanha, que culminou no título da segunda divisão do brasileiro. O Coritiba somou 68 pontos, sendo 19 vitórias, 11 empates e apenas 8 derrotas ao longo das 38 rodadas. Curiosamente, o Coxa teve o 4° pior ataque da competição, com apenas 39 gols marcados, números superiores apenas ao das três últimas equipes na tabela de classificação, Amazonas com 38 gols marcados, Volta Redonda com 26 e Paysandu com 36. Porém, se o ataque não era o ponto forte da equipe, a defesa recompensava, foram apenas 23 gols sofridos pelo Coxa-Branca. Segunda melhor marca de uma equipe na série B após a competição se tornar por pontos corridos em 2006. Apenas a Chapecoense em 2021 sofreu menos gols, 21 no total. A meta do clube é evitar o "efeito ioiô", e se firmar na série A, para isso, o Coritiba precisa fazer uma boa campanha na primeira divisão do brasileirão por muitos anos consecutivos.


Luiz Lira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte