O Maringá Futebol Clube foi um dos primeiros a iniciar a preparação para o Estadual do ano que vem. O Dogão iniciou a pré-temporada no dia 17 de novembro. Em 2026, além do Paranaense, vai disputar a Copa do Brasil e o Brasileiro Série C. O atacante Giovane Gomez, de 30 anos, foi a primeira novidade anunciada pelo Maringá FC ainda na primeira semana de pré-temporada. De lá para cá foram mais cinco contratações. O também atacante Ronald Camarão, de 25 anos, que pertencia ao Botafogo de Ribeirão Preto. Guilherme Pira, de 25 anos, que estava no Brusque, é outro atacante que chega. Ainda na frente, o atacante Yugo Masukake, de 22 anos, após período de empréstimo ao Blumenau-SC, retorna ao time. Para o meio-campo chegou Paulo Henrique Araújo Borges, o Paulinho, de 27 anos, que estava no Anápolis. Adeílson é mais um meia apresentado pelo Dogão.
O Maringá FC estreia no dia 7 de janeiro contra o Cianorte, comandado por Rodrigo Chipp, que chegou durante a Série C de 2025. O Leão do Vale, campeão da Taça FPF, só se apresentou para a pré-temporada na última segunda-feira (8). Nesta quinta-feira (11) o Cianorte entra apenas no quarto dia de preparação. O técnico permanece o mesmo que encerrou a temporada 2025, Rafael Ferro. O Leão treina em dois períodos durante esta semana, porque tem um espaço menor de preparação em relação a outros clubes. Ano que vem tem o Paranaense, a Série D do Brasileiro a Copa do Brasil e a Copa Sul-Sudeste.
O Londrina se apresentou no dia 1 dezembro. A exemplo dos outros clubes, o Tubarão já está intercalando os trabalhos físicos e táticos. Com mais de 10 dias de trabalho, oito reforços foram anunciados pela diretoria. O último foi o goleiro Maurício Kozlinski, de 34 anos chega. A defesa já foi reforçada também com o zagueiro Gabriel Lacerda, ex-Ceará, o lateral-esquerdo Rafael Monteiro, ex-Fluminense, os volantes Fabiano, do sub-20 do Flamengo, e André Luiz, do Volta Redonda, e os atacantes Bruno Santos, ex-Guarani, Crysthyan, ex-Inter e Fluminense, e Paulinho Moccelin, que vem para a sétima passagem pelo LEC. Outro reforço acertado é o lateral André, do Bahia. O Londrina terá pela frente o Estadual, a Copa do Brasil e a Série B em 2026. O técnico Roger Silva segue à frente da equipe.
Adversário do Londrina na 1ª Rodada, o Operário de Ponta Grossa entrou em campo pela última vez no dia 23 de novembro, pela Série B do Brasileiro. O time ainda não se apresentou e não divulgou muitas informações do elenco. O Fantasma tem como novidade no calendário do ano que vem a Copa Sul-Sudeste.
Coritiba, campeão da Série B, e Athletico, vice, também jogaram na mesma data do Fantasma e não voltaram das férias. O Furacão já anunciou que vai disputar o Estadual com elenco formado em sua maioria por atletas da base, mas também vai utilizar jogadores do elenco profissional. Ao menos sete jogadores devem integrar a equipe do técnico português João Correia na competição. O elenco do Paranaense vai se reapresentar no dia 15 de dezembro no CT do Caju. A estreia do Athletico no Paranaense está marcada para o dia 8 de janeiro, contra o Andraus, às 20h30, como visitante, na Arena da Baixada. O Coxa tem como principal novidade a vinda do técnico Fernando Seabra, ex-Red Bull Bragantino.
O Coritiba abre a temporada 2026 com o Campeonato Paranaense. A estreia está marcada para o dia 7 de janeiro (quarta-feira), às 20h30 (de Brasília), no Couto Pereira contra o Foz do Iguaçu. O planejamento do Coxa prevê que os dois primeiros jogos sejam com uma escalação alternativa. Série A e Copa do Brasil também são competições que o time vai disputar. O Foz, que volta à elite do Paranaense, completa uma semana de preparação. O treinador Adriano Souza garante que o grupo está evoluindo diariamente para chegar no Estadual com a identidade do Azulão: competitivo e organizado.
São Joseense e Galo Maringá, outra equipe que retorna à elite, se enfrentam na estreia. Ageu Gonçalves, que já passou pelo futebol cascavelense, vai comandar a equipe da região metropolitana de Curitiba. O Tricolor se apresentou no dia 19 de novembro, dando início aos preparativos para o Campeonato Paranaense. Elenco composto por 33 jogadores. O São Joseense ainda vai disputar a Série D de 2026. Já o Galo Maringá começou os trabalhos em 7 de novembro, foi o primeiro se apresentar. O elenco foi chegando gradativamente, muitos chegaram apenas no comeõ de dezembro. Galo Maringá é comandado por Emerson Cris. Entre os reforços, são oito no total, está o zagueiro, de 34 anos, Everton Sena, que jogou no FC Cascavel. Paulo Fales (zagueiro), Lucas Mazetti (lateral-direito), Lissandro Schultz (volante), Giovani - (volante), Tiago Góes (meio-campo), Nathan Palafoz (atacante) e Tcharlles Batista (atacante) são os demais nomes anunciados pelo Galo Maringá. O Auriz, rival do FC Cascavel na estreia, se apresentou esta semana e poucas informações sobre o elenco foram divulgadas. O acesso do Athletico na Série B garantiu o Azuriz na Copa do Brasil do ano que vem, por ter sido vice-campeão da Taça FPF. O Andraus também não divulgou informações sobre a preparação do clube.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642