Esporte

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

Julio Campos terminou em segundo lugar, Felipe Fraga escalou 19 posições para fechar o pódio


Imagem de Capa

foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

A Stock Car Pro Series viveu um domingo (26) de fortes emoções no desfecho da nona etapa da temporada 2025, disputada no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande. Depois de dias de muito calor, a capital do Mato Grosso do Sul acordou com o céu bastante nublado e foi brindada pela chuva nas primeiras horas da manhã. A precipitação climática voltou a dar as caras pouco depois da largada e mudou a dinâmica da corrida principal, de cenário imprevisível. Thiago Camilo largou da pole position, liderou de ponta a ponta com o Toyota Corolla Cross da Ipiranga Racing e venceu pela 42ª vez na categoria. O paulista levou o Troféu Vivo Man of the Race como o maior pontuador da etapa, marcando 118 tentos de 137 possíveis.

Julio Campos (Crown Racing) cruzou a linha de chegada em segundo depois de segurar a pressão de um inspiradíssimo Felipe Fraga (Eurofarma RC), que largou de 22º lugar, foi um dos grandes nomes da prova e finalizou em terceiro, em resultado que o colocou de volta à liderança do campeonato, superando o companheiro de equipe Gaetano Di Mauro, 11º colocado na corrida principal.

O desfecho da prova deste domingo rendeu grandes marcas aos pilotos do top-3. Além do triunfo que reforçou a condição de maior vencedor da Stock Car entre os competidores em atividade, Thiago Camilo chegou a 91 pódios, empatou com o tetracampeão Paulo Gomes na estatística e está a apenas um de igualar Ricardo Maurício, o segundo piloto com mais presenças entre os três primeiros na categoria. O primeiro é o inalcançável Ingo Hoffmann — 12 vezes campeão da Stock Car —, com 158 pódios.

Ainda na estatística dos pódios, Julio Campos chegou a 40 na Stock Car, enquanto Felipe Fraga — o mais jovem vencedor e campeão da categoria — alcançou a marca de 45 presenças no top-3 em corridas na Pro Series.

Além de Fraga, outro piloto que se destacou pela ‘remontada’ com grande escalada foi Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro). O bicampeão foi além depois da reação no sábado, quando conquistou dez posições, e avançou 20 postos depois de ter largado em 30º para concluir o domingo no top-10.

Arthur Leist (Crown Racing) deu sequência a uma temporada bastante positiva e finalizou em quarto lugar, seguido pelo tricampeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), que marcou seu segundo top-5 no fim de semana. Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) avançou 13 posições ao longo da corrida para finalizar em sexto lugar, finalizando logo à frente do tricampeão Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports). Já o pentacampeão Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli) foi o oitavo, com Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) em nono lugar.

Minutos antes da largada, a comunidade da Stock Car prestou homenagem especial a um dos grandes profissionais da História da categoria: Dr. Dino Altmann, que completa 30 anos em ação como médico-chefe da competição, sendo uma das grandes referências da medicina no automobilismo brasileiro e mundial. Em 2020, assumiu a presidência da comissão médica da FIA (Federação Internacional do Automóvel), destacando sua relevância neste setor super especializado. Dino Altmann completará 70 anos de idade no próximo dia nove de novembro.

Chuva dita domingo no MS — Com Thiago Camilo na pole position, a largada da corrida principal foi dada em regime de safety-car. A pista estava úmida em vários pontos em razão da chuva que deu as caras em Campo Grande desde as primeiras horas da manhã.

A chuva reapareceu no Autódromo Orlando Moura logo depois da largada e tornou a disputa ainda mais imprevisível e levou as equipes a mudar a estratégia em razão dos pneus, provocando muitas trocas para os compostos específicos para pista molhada. E mesmo em meio à natural cautela, os pilotos não aliviaram o pé e travaram grandes disputas por posição.

O volume da chuva aumentou muito e mudou definitivamente a dinâmica da corrida e motivou o acionamento do safety-car. O que não mudou foi o líder da prova: Thiago Camilo manteve a dianteira e teve pista limpa à frente para a sequência de uma corrida muito "pegada" e com várias ultrapassagens. Julio Campos aparecia em segundo e Arthur Leist, em terceiro. E Felipe Fraga, que largou em 23º, fazia prova incrível para chegar à quarta posição.

Em jornada inspirada, Fraga fez bela manobra para superar Leist e assumir o terceiro lugar. Mais atrás, Gabriel Casagrande era o quinto colocado no momento em que o safety-car foi novamente acionado pela direção de prova após Daniel Serra encostar na área gramada localizada na reta dos boxes.

A nova intervenção agrupou novamente o pelotão e tornou emocionantes as voltas finais. Mas Camilo manteve a dianteira para vencer de ponta a ponta a corrida, atingindo assim seu 42º triunfo na Stock Car. Fraga tentou tudo, mas Julio Campos se segurou bem para cruzar a linha de chegada em segundo, logo à frente de um dos maiores escaladores da etapa e do fim de semana no Mato Grosso do Sul.

Abre aspas — Thiago Camilo enalteceu o fim de semana praticamente impecável com pole, vitória de ponta a ponta e o Troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador em Campo Grande. "Foi muito bom e só posso agradecer a todo o trabalho da Ipiranga Racing. Saímos de um fim de semana muito ruim no Velocitta, sem performance, e apesar de ter feito boas corridas, sabíamos que faltava um pouquinho. O time trabalhou muito nesse intervalo que tivemos. Foram noites viradas para recuperar a competitividade, e estou muito feliz por saber do nosso poder de reação em uma fase importante do campeonato. Sei que os carros do Meinha [Rosinei Campos, chefe da Eurofarma RC] estão muito fortes, muito constantes, mas com certeza vai ser uma briga muito dura para busca-los no campeonato. Foi um resultado para se comemorar muito", destacou o vencedor.

Julio Campos ressaltou a importância do segundo lugar e creditou o êxito à Crown Racing. "Conseguimos fazer um bom segundo lugar, marcando bons pontos para o campeonato. Agora é trabalhar muito, o carro é muito bom e a equipe está de parabéns. De verdade, estou muito contente com eles. A Crown está superando todas as minhas expectativas, eles estão arrebentando, e falta pouco para a gente acertar, e aí vocês vão ver a gente ganhando corridas por aí", declarou.

Felipe Fraga comemorou o sucesso na estratégia e o ritmo praticamente perfeito em meio a condições muito difíceis por conta do asfalto molhado. "Foi quase como uma vitória. Realmente não esperava. Foi maravilhoso. Não esperava recuperar tanto, de 22º para terceiro, mas só posso agradecer à equipe, que mais uma vez me deu um carro muito bom. A estratégia foi perfeita. Fiquei de pneus slicks na pista no momento que já tinha muita gente com pneus de chuva, mas ainda não era a hora de parar. Quando vim para box, teve ainda o safety-car depois, então deu tudo certo, com várias ultrapassagens. Deu tudo certo", disse o líder do campeonato.

De volta ao topo — Um dia depois de perder a liderança do campeonato para Gaetano Di Mauro por apenas um ponto, Felipe Fraga retomou o primeiro lugar e soma agora 706 pontos, contra 675 do companheiro de equipe Eurofarma RC. O terceiro lugar mudou de mãos e agora é de Thiago Camilo, que chegou a 576 tentos, enquanto Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) tem agora 561. Enzo Elias segue bem no campeonato e está em quinto, com 550.

Arthur Leist ocupa a sexta posição e tem 539 pontos, três a mais que Gabriel Casagrande. Rafael Suzuki (TMG Racing) segue no top-10, em oitavo lugar, com 501, seguido por Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports), com 493 e Julio Campos, de volta ao top-10, com 464.

Depois das emoções deste fim de semana em Campo Grande, a Stock Car Pro Series se prepara para desbravar um novo destino em sua História. Entre 13 e 15 de novembro, a categoria vai estrear o Autódromo Internacional de Mato Grosso, em Cuiabá, para realizar a primeira corrida noturna da sua trajetória, marcando a disputa da décima e antepenúltima etapa da temporada 2025.


Stock Car Pro Series, temporada 2025

Etapa 9, Autódromo Internacional Orlando Moura, Campo Grande (MS)

Corrida principal, domingo, resultado final

1º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 30 voltas em 52min01s029

2º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 1s530

3º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 2s015

4º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 3s081

5º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 3s726

6º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 8s075

7º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 8s983

8º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 9s487

9º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 10s601

10º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 11s265

11º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 11s593

12º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 12s383

13º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 13s314

14º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 13s660

15º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 17s120

16º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), a 17s846

17º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 18s359

18º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 18s612

19º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 19s843

20º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 23s799

21º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 25s034

22º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 26s798

23º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 5 voltas

24º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 6 voltas

25º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 6 voltas

26º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7 voltas


Não completaram

Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 11 voltas

Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 25 voltas

Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 30 voltas

Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross)

Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), excluído


Classificação do campeonato após nove etapas

1º Felipe Fraga, 706 pontos

2º Gaetano Di Mauro, 675

3º Thiago Camilo, 576

4º Guilherme Salas, 561

5º Enzo Elias, 550

6º Arthur Leist, 539

7º Gabriel Casagrande, 536

8º Rafael Suzuki, 501

9º Nelson Piquet Jr., 493

10º Julio Campos, 464

11º Felipe Baptista, 425

12º Gianluca Petecof, 412

13º Cesar Ramos, 402

14º Rubens Barrichello, 401

15º Daniel Serra, 390

16º João Paulo de Oliveira, 388

17º Átila Abreu, 375

18º Allam Khodair, 367

19º Ricardo Maurício, 350

20º Lucas Foresti, 342

21º Felipe Massa, 321

22º Cacá Bueno, 302

23º Ricardo Zonta, 294

24º Arthur Gama, 274

25º Bruno Baptista, 262

26º Denis Navarro, 252

27º Zezinho Muggiati, 220

28º Helio Castroneves, 193

29º Lucas Kohl, 178

30º Rafael Reis, 142

31º Vicente Orige, 140

32º Antonella Bassani, 25


Stock Car Pro Series, calendário da temporada 2025

10ª etapa: 15 de novembro, Cuiabá (MT)

11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF)

12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)

Redação Catve.com com Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte